Gabriel Monteiro pode ter mandato cassado nesta 5ª feira
Vereador é investigado por assédio, manipulação de vídeos e estupro de menor
Camila Stucaluc
O plenário da Câmara Municipal do Rio de Janeiro vota, nesta 5ª feira (18.ago), a cassação do mandato de Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. A sessão, que começa às 16h, contará com 15 minutos de fala a cada vereador, além de 2 horas para a defesa. Para que a cassação seja aprovada, são necessários 34 votos entre 51 vereadores.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Monteiro é investigado por assédio, manipulação de vídeos na internet e violações do Estatuto da Criança e do Adolescente, incluindo crimes sexuais, agressões e intimidações. Todas as acusações foram feitas por ex-funcionários do vereador, o que, para o relator da ação, Chico Alencar (PSol), justifica a cassação.
A votação acontece um dia após o Conselho de Ética da Câmara negar o recurso apresentado pela defesa de Monteiro contra o pedido de cassação de mandato. Na decisão, o grupo alegou que o pedido apresentou alegações de mérito, que não são analisadas pelo colegiado, e que o processo foi seguido dentro da legalidade pelo Conselho de Ética.
+ Federação Brasil pede impugnação da candidatura de Moro ao Senado
Mesmo com o pedido negado, a defesa do vereador afirmou que irá continuar apresentando argumentos que provem a inocência de Monteiro. O principal rebate às denúncias envolve o complô político devido à denúncia feita pelo parlamentar contra Rafael Sorrilha, empresário que teria oferecido dinheiro para Monteiro encobrir um esquema criminoso.