Publicidade
Justiça

MP vai investigar operação policial no Complexo do Alemão, no Rio

Considerada a quarta mais letal da história do estado, ação deixou 18 mortos

Imagem da noticia MP vai investigar operação policial no Complexo do Alemão, no Rio
Operação policial tinha como objetivo combater roubo de veículos, de caga e a bancos | Wikimedia Commons
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) vai investigar a operação policial no Complexo do Alemão, realizada no último dia 21, que deixou 18 mortos em cerca de dois dias. Segundo a entidade, a medida segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), conhecida como ADPF das Favelas, que garante a apuração das ações policiais em comunidades.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Até o momento, foram feitas 30 denúncias de violação dos direitos humanos durante as 10 horas de operação. Tal cenário gerou preocupação entre integrantes da defensoria pública e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio, que relataram casos de omissão de socorro, invasão de domicílios, ameaças e execuções sumárias - crimes negados por forças de segurança.

No total, 18 pessoas foram mortas, sendo 16 suspeitos, um policial e uma moradora de 50 anos. Tendo como objetivo combater roubo de veículos, de caga e a bancos, a operação policial já é considerada a quarta mais letal da história do estado. 

+ PGR pede para STF arquivar ações contra Bolsonaro

"Nós vimos na operação uma mobilização de mais de quatrocentos policiais, helicópteros, armas. E nada, efetivamente, aconteceu. Hoje, continua a insegurança no Rio de Janeiro", disse Álvaro Quintão, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ. Ele reforçou a coleta de depoimentos dos moradores, que deve auxiliar nas investigações do MPRJ.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade