Governo prorroga pela 13ª vez atuação de força-tarefa em presídio de Roraima
Prorrogação foi publicada no Diário Oficial da União; primeira atuação foi em novembro de 2018
O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, no Diário Oficial da União, a portaria que prorroga por 90 dias, contados a partir desta 5ª feira (28.out), o emprego da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária, em Roraima (RR).
De acordo com a Portaria nº 477, a operação "terá o apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do ente federado solicitante, nos termos do convênio de cooperação firmado entre as partes".
É a 13ª vez que o ministério prorroga o emprego da força-tarefa que se encontra em Roraima. A primeira foi em novembro de 2018.
Na época, o então ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, autorizou o emprego de parte do efetivo para atuar "em caráter episódico", pelo prazo inicial de 90 dias. Desde então, o efetivo vem participando desde a vigilância e de ações preventivas como revistas gerais em penitenciárias, como na capacitação de agentes prisionais estaduais.
O governo de Roraima pediu a ajuda federal para controlar uma situação em que 33 presos foram assassinados durante uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, em Boa Vista, em janeiro de 2017.