PF mira prefeitos e empreiteiros em operação contra corrupção no Paraná e Pará
Criminosos usaram até um Disque-Chopp para fraudar licitação de obra de pavimentação
120 policiais federais cumprem na manhã desta 3ª feira (26.out) 28 mandados judiciais em 6 cidades do Paraná(Umuarama/PR, Boa Vista da Aparecida/PR, Perobal/PR, Três Barras/PR, Santa Helena/PR e Guaíra/PR) e uma do Pará (Uruará/PA). A operação investiga crimes de corrupção e envolve prefeitos, servidores públicos e empreiteiros.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Segundo o delegado Mateus Marins Correa de Sá, as investigações duraram um ano e se concentraram em fraudes em 5 licitações. Entre elas uma de pavimentação, onde uma das empresas participantes era um Disque-Chopp.
O delegado informou ainda que "foi possível descortinar ao menos duas organizações criminosas, estruturalmente ordenadas e com atuações bem definidas, as quais, sob a anuência e coordenação dos Prefeitos de Boa Vista da Aparecida/PR e Umuarama/PR (atualmente afastado), se reuniam para direcionar licitações a empresários integrantes do grupo, superfaturar seus valores e posteriormente pulverizá-los entre os agentes públicos e empresários que participavam do esquema".
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, fraude ao caráter competitivo de procedimento licitatório, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas, somadas, podem chegar a 62 anos de reclusão