Eleições nos EUA: 'Nostradamus americano' prevê que Kamala Harris vencerá pleito; entenda
Historiador americano Allan Lichtman acertou em quase todas as previsões eleitorais desde 1984; veja como é feita a previsão
Com o início da votação nos EUA nesta terça-feira (5), o jornal francês Le Parisien trouxe as previsões do historiador Allan Lichtman, conhecido como o "Nostradamus americano". Segundo sua previsão, feita pelo modelo das "13 chaves da Casa Branca", Kamala Harris, do partido Democrata, será a vencedora do pleito contra o republicano Donald Trump.
+ Acompanhe a apuração em tempo real da Eleição nos Estados Unidos
O método se baseia em critérios para prever o vencedor das eleições presidenciais e acertou em quase todas desde 1984 – exceto em 2000, em que o vencedor foi o presidente George W. Bush, e não o então candidato Al Gore, como Allan havia previsto.
De acordo com o historiador, Harris tem nove das 13 chaves favoráveis, incluindo o apoio unificado do Partido Democrata, os resultados da administração Biden, o estado da economia, e a ausência de grandes escândalos e agitações sociais.
Dentre os fatores contrários estão a derrota democrata nas eleições de meio de mandato, a falta de posição como presidente em exercício e questões de política externa, especialmente sobre a guerra na Faixa de Gaza.
*Com informações da RFI
Buscas por 'Nostradamus Americano' cresceram no Google
A partir do dia 27 de outubro de 2024, o interesse de busca por 'Nostradamus Americano' vem crescendo no Google Brasil e em todo o mundo. Os dados são do Google Trends.