Publicidade
Justiça

STF decide anular condenações de Lula na Lava Jato

Plenário da Corte julgou decisão monocrática de Edson Fachin nesta 5ª feira

Imagem da noticia STF decide anular condenações de Lula na Lava Jato
Ex-presidente Lula
• Atualizado em
Publicidade
O Plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta 5ª feira (15.abr), anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato. O placar foi de 8 a 3. Até que os processos sejam novamente julgados, Lula é considerado Ficha Limpa e está novamente elegível.

Os ministros analisaram uma decisão monocrática de Edson Fachin que, em março, declarou a "incompetência da 13ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Curitiba para o processo e julgamento das Ações Penais" referentes ao tríplex em Guarujá, do sítio de Atibaia, da sede do Instituto Lula e das doações ao Instituto Lula.

À época, o gabinete de Fachin disse que o ministro se baseou na jurisprudência do STF que "restringiu o alcance da competência da 13ª Vara Federal". "Apesar de vencido diversas vezes quanto a tema, o relator [Fachin], tendo em consideração a evolução da matéria na 2ª Turma em casos semelhantes, entendeu que deve ser aplicado ao ex-Presidente da República o mesmo entendimento, reconhecendo-se que 13ª Vara Federal de Curitiba não era o juiz natural dos casos."

O voto do relator foi acompanhado por Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. Foram contrários à anulação os ministros Marco Aurélio Mello, Nunes Marques e o presidente da Corte, Luiz Fux.

O tema chegou à pauta depois de os ministros, por 9 votos a 2, na 4ª feira (14.abr), decidirem que a ação deveria ser discutida pelo Plenário. No mês passado, a Segunda Turma do STF deliberou sobre outra ação, apresentada pela defesa do petista, e considerou o ex-juiz Sergio Moro parcial para julgar processos envolvendo Lula.

+ Fachin pede para voltar à Primeira Turma do STF
+ Defesa de Lula apresenta laudo que autentica mensagens hackeadas
+ Lewandowski pede envio de documentos da Spoofing à Justiça Federal


Assista à reportagem completa do SBT Brasil: 
 
Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade