Publicidade

FALSO: Lula não estava bêbado nem agarrou apoiadora como alegam publicações que usam vídeo manipulado

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova

FALSO: Lula não estava bêbado nem agarrou apoiadora como alegam publicações que usam vídeo manipulado
Projeto Comprova/Divulgação
Publicidade

FALSO: É falso que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estivesse bêbado e tenha agarrado uma mulher, diferentemente do que alegam publicações nas redes sociais. Os vídeos usados nas peças de desinformação são manipulados e tiveram a velocidade desacelerada para criar um contexto diferente do original. Lula e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, cumpriram, no dia 6 de junho, agenda em Pernambuco para visita nas instalações do Polo Automotivo Stellantis de Goiana. O vídeo foi gravado na saída de um hotel, quando uma apoiadora do presidente o abordou.

---

Conteúdo investigadoPostagens exibem um vídeo de Lula sendo abraçado por uma mulher não identificada. Na situação, ele estava acompanhado da primeira-dama, Janja, e da equipe de segurança. A legenda da publicação afirma que o presidente estava "completamente embriagado" e que ele "beija uma mulher na frente de todos", inclusive de Janja.

Onde foi publicado: Instagram, Facebook, Kwai, X (antigo Twitter) e TikTok.

Saiba mais:
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conclusão do Comprova: É falsa a afirmação de que o presidente Lula estivesse "completamente embriagado" e que tenha agarrado uma mulher, diferentemente do que alegam publicações em diferentes plataformas. Os vídeos usados foram manipulados, sendo utilizados com a velocidade reduzida para simular que o presidente estivesse com os movimentos lentos e que isso fosse resultado de uma embriaguez.

Nas imagens, analisadas na versão sem edição, é possível ver o presidente e a primeira-dama, Janja Lula da Silva, na recepção do hotel Atlante Plaza, em Recife, Pernambuco, quando uma apoiadora se aproxima. A mulher, inicialmente, estende a mão para cumprimentar o presidente, mas consegue se aproximar e abraçá-lo.

O presidente, então, sinaliza ao segurança, que tenta retirar a mulher, para esperar. A interação dura cerca de 15 segundos, até que a primeira-dama e um segurança conseguem afastar a mulher. A pessoa que grava o vídeo também se aproxima do presidente e eles falam "fica com Deus" um ao outro.

Aos 8 segundos do vídeo sem edição, a mulher parece dar um beijo no rosto de Lula, mas é possível ver que, durante a interação, o presidente vira o rosto. Mais para frente, aos 14 segundos, a moça parece falar algo no ouvido de Lula, que escuta com a cabeça inclinada para a esquerda. Novamente, aos 18 segundos, a mulher parece beijar a bochecha de Lula. Não há, no entanto, nenhuma iniciativa do chefe de Estado para "agarrar" ou beijar a apoiadora.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até o dia 19 de setembro, as postagens no Instagram acumulavam mais de 1 milhão de visualizações. Uma delas foi sinalizada como informação falsa e, ao abrir o post, o usuário é informado que houve uma verificação que comprovou a inveracidade do vídeo. No TikTok, as publicações manipuladas tinham mais de 30 mil curtidas. No X, o mesmo vídeo foi republicado diversas vezes, com mais de 17 mil visualizações e 6 mil comentários.

Como verificamos: Primeiramente, o Comprova tentou descobrir quando e onde o vídeo foi gravado. Buscando em redes sociais, encontrou uma postagem no Instagram da primeira-dama com as mesmas vestimentas do vídeo analisado. Em seguida, entrou em contato com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência para uma explicação do ocorrido, bem como uma confirmação da data e do local da gravação.

Além disso, também buscou o vídeo original e encontrou uma postagem no X que repostou a gravação sem manipulação, com a velocidade normal e sem elementos visuais, como legendas e ?emojis?, que impossibilitassem de visualizar a gravação na íntegra. Por fim, entrou em contato com o autor da publicação para saber o contexto da gravação.

Lula estava em hotel de Recife

No dia 6 de junho, Lula e Janja estiveram em Goiana, cerca de 65 km ao norte da capital, Recife, para visitar as instalações do Polo Automotivo Stellantis de Goiana. No local, o chefe do Executivo participou do lançamento simbólico do quinto modelo da picape Rampage, ao lado do presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa. A visita consta na agenda oficial do presidente.

No vídeo aqui analisado, é possível identificar que as roupas utilizadas por Lula e Janja são as mesmas do evento no polo automotivo, que foi registrado nas redes sociais da primeira-dama. O ambiente, que fica visível na gravação, também apresenta semelhanças com as imagens da recepção do hotel Atlante Plaza, presentes no Google Travel.

Ao Comprova, a Secom confirmou que o vídeo foi gravado no Atlante Plaza, em 6 de junho. A secretaria também negou que o presidente Lula estivesse "agarrando" alguém, como alegam as postagens compartilhadas nas redes sociais. "Uma apoiadora abraçou o presidente, no hotel Atlante Plaza, em Recife, no dia 06/06, e como ela se estendeu no abraço, a segurança conversou com ela", explicou, em nota.

Gravação foi desacelerada

No dia 7 de junho, um usuário do X repostou o vídeo original, sem legendas por cima e sem indícios de manipulação. Na gravação, é possível identificar que outras postagens desinformativas desaceleraram a velocidade do vídeo para afirmar que Lula estava bêbado.

No vídeo original, fica nítido que Lula apenas abraçou a mulher ? e não a beijou ou a "agarrou", como alegam as postagens. É possível ver que a mulher de laranja contorna os seguranças para cumprimentar o presidente. Inicialmente, Lula apenas a cumprimenta com a mão, mas, logo em seguida, a mulher o abraça. Em nenhum momento do vídeo, Lula "agarra" a mulher. Inclusive, a equipe de segurança do presidente tenta intervir em diversos momentos.

O que diz o responsável pela publicação: O Comprova contatou a página que compartilhou o vídeo no Instagram, mas não houve retorno. Na conta, há a divulgação de cadastro no site News Atual, mas, na plataforma, não é disponibilizado e-mail ou telefone para contato. Uma mensagem foi mandada pela seção de "Fale Conosco", no site, mas não houve resposta até a publicação desse texto.

O que podemos aprender com esta verificação: É comum que produtores de desinformação reproduzam vídeos com baixa qualidade e que não sejam de sua autoria, sem dar créditos ou explicar o contexto. Neste caso, o vídeo passou por edição para ter a velocidade reduzida, tática que pode ser identificada por meio do som da gravação que aparece de forma mecânica e a alteração brusca de velocidade em que as pessoas se movem. Desconfie também de publicações com legendas sobrepostas.

Por que investigamos: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: O mesmo vídeo foi analisado pela Agência Lupa e pelo Boatos.org. Recentemente, o Comprova também mostrou que doações a atingidos por enchentes no RS não foram interrompidas para aguardar Lula e que presidente levou presentes em contêineres de forma legal.

Investigação e verificação

O Povo e Estadão participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos Folha, Plural, Nexo, A Gazeta, SBT e SBT News.

Projeto Comprova

Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 41 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Na quinta fase, o Comprova verifica conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT e SBT News fazem parte dessa aliança.

Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
comprova
de-fato
verificacao
noticias
lula
falso
bebado
agarra
apoiadora
publicacao
video
manipulado
janja
pernambuco
fiat
stellantis
goiania
nordeste
fabrica

Últimas notícias

FBI vai ao Rio e faz perícia onde galerista norte-americano foi morto

FBI vai ao Rio e faz perícia onde galerista norte-americano foi morto

Serviço de inteligência dos Estados Unidos entra na investigação da morte de Brent Sikkema
Ao vivo: Guilherme Boulos, pré-candidato à prefeitura de São Paulo, é sabatinado

Ao vivo: Guilherme Boulos, pré-candidato à prefeitura de São Paulo, é sabatinado

Deputado federal do PSOL é o primeiro a participar de rodada de entrevistas promovida pelo SBT News, em parceria com a rádio Novabrasil
Lula diz que não tem que "prestar contas" a "ricaço" ou "banqueiro", mas ao povo "pobre" e "trabalhador"

Lula diz que não tem que "prestar contas" a "ricaço" ou "banqueiro", mas ao povo "pobre" e "trabalhador"

Presidente voltou a criticar mercado financeiro em anúncio de investimentos do governo federal na Bahia, na noite dessa segunda (1º)
Homem é preso com réplica de fuzil da PM de São Paulo

Homem é preso com réplica de fuzil da PM de São Paulo

Policiais ficaram surpresos quando suspeito citou ataques terroristas no momento da abordagem
ENGANOSO: Post engana ao afirmar que Índia pediu pena de morte a cientista da OMS contrária ao uso da ivermectina contra covid-19

ENGANOSO: Post engana ao afirmar que Índia pediu pena de morte a cientista da OMS contrária ao uso da ivermectina contra covid-19

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova
Ataque com ácido sulfúrico deixa 14 feridos em café na Alemanha

Ataque com ácido sulfúrico deixa 14 feridos em café na Alemanha

Homem tentou atacar casal, mas atingiu várias outras pessoas; ele foi perseguido e preso
Brasil Agora: dólar bate novo recorde após fala de Lula

Brasil Agora: dólar bate novo recorde após fala de Lula

Programa do SBT News no YouTube traz as principais notícias do dia nas primeiras horas da manhã
SBT News na TV: Conta de luz fica mais cara em julho; Massa de ar frio derruba temperaturas no Sul

SBT News na TV: Conta de luz fica mais cara em julho; Massa de ar frio derruba temperaturas no Sul

Confira o que foi notícia ao longo do dia e os assuntos que serão destaque nesta terça-feira (02); assista!
STF registra aumento de decisões colegiadas no primeiro semestre de 2024

STF registra aumento de decisões colegiadas no primeiro semestre de 2024

Decisões monocráticas foram alvo de críticas na atuação do tribunal. Em 2023, Senado aprovou PEC para limitar ações individuais dos ministros
VÍDEO: Três homens são presos após roubar loja de conveniência na zona sul de SP

VÍDEO: Três homens são presos após roubar loja de conveniência na zona sul de SP

O caso aconteceu na Avenida Ellis Maas, no Capão Redondo
Publicidade
Publicidade