Novo ataque em Odessa, na Ucrânia, deixa um morto e mais de 20 feridos
Ofensiva contra cidade continua quase uma semana após fim de acordo que permitia exportação de grãos
Natalia Vieira
Pelo menos um civil morreu e mais de 20 ficaram feridos em novos ataques contra a cidade portuária de Odessa, no sul da Ucrânia, nas primeiras horas deste domingo (23.jul). O governador disse que quatro crianças estão entre as vítimas.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A maior catedral ortodoxa da cidade, que é patrimônio da UNESCO, foi bombardeada. Depois que o fogo foi contido, voluntários passaram a remover os destroços na tentativa de recuperar objetos da igreja. Autoridades disseram que a imagem da padroeira da cidade foi retirada dos escombros.
Os ataques também destruíram seis prédios residenciais e danificaram a rede de energia. Moradores chegaram a ficar presos em seus apartamentos. A Força Aérea Ucraniana informou que conseguiu interceptar nove dos 19 mísseis lançados contra a região. O exército russo afirmou que tinha como alvo apenas estruturas militares.
Os ataques a Odessa começaram há quase uma semana, quando a Rússia suspendeu um acordo que permitia a exportação de grãos da Ucrânia pelo Mar Negro. Depósitos de cereais do maior porto comercial do país vêm sendo atacados. Pelas redes sociais, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu que haverá retaliação à ação deste domingo, que ele classificou como terrorista.
Missiles against peaceful cities, against residential buildings, a cathedral... There can be no excuse for Russian evil. As always, this evil will lose. And there will definitely be a retaliation to Russian terrorists for Odesa. They will feel this retaliation.
All those who? pic.twitter.com/gcpD30BFP1? ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) July 23, 2023