Publicidade
Jornalismo

Guerra na Ucrânia já causou a morte de mais de 9,2 mil pessoas, diz ONU

Número inclui 537 crianças; Kiev está em primeiro lugar no ranking de ataques em escolas e hospitais

Imagem da noticia Guerra na Ucrânia já causou a morte de mais de 9,2 mil pessoas, diz ONU
Mais de 6,3 milhões de ucranianos seguem vivendo como refugiados | Governo da Ucrânia
• Atualizado em
Publicidade

A guerra na Ucrânia já provocou a morte de 9.287 pessoas, enquanto outros 16,3 mil ficaram feridos. Os dados foram divulgados pela subsecretária-geral do Conselho de Segurança das Nações Unidas, Rosemary DiCarlo, que classificou a invasão russa, iniciada em 24 de fevereiro de 2022, como um "inferno vivo".

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Entre os óbitos estão 537 crianças, fazendo com que a Ucrânia lidere o número de menores mortos e mutilados do mundo. O país também está na primeira colocação de ataques em escolas e hospitais. "Como temos sublinhado, a invasão da Ucrânia pela Rússia é uma violação flagrante da Carta da ONU e do direito internacional", diz Rosemary.

Ao mesmo tempo, mais de 6,3 milhões de ucranianos seguem vivendo como refugiados, a maioria em países fronteiriços. Embora a maioria dos refugiados e deslocados internos queira voltar para casa, há muita insegurança. Isso porque, além dos conflitos armados com a Rússia, a Ucrânia está agora entre os países mais minados do mundo.

+ Após suspender acordo de grãos, Rússia lança ataque sob portos da Ucrânia

Rosemary informou ainda que a ONU está analisando mais de 140 casos de detenção arbitrária tanto pelas forças de segurança ucranianas como russas. A maioria das pessoas é suspeita de crimes relacionados ao conflito. Do lado ucraniano, cerca de 57% das prisões resultaram em tortura e maus-tratos, número que passa de 90% em relação à Rússia..

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade