Publicidade
Jornalismo

Cassação de Deltan Dallagnol está em análise da Corregedoria da Câmara

Processo de perda de mandato foi oficializado pela Justiça Eleitoral

Imagem da noticia Cassação de Deltan Dallagnol está em análise da Corregedoria da Câmara
Deltan Dallagnol
• Atualizado em
Publicidade

A Justiça Eleitoral enviou formalmente à Câmara dos Deputados a decisão para cassar o registro de candidatura de Deltan Dallagnol, deputado eleito pelo Podemos no Paraná. Segundo atualização confirmada nesta 5ª feira (18.mai), o processo de perda de mandato está em análise pela Corregedoria da Casa.

Na etapa, a Corregedoria analisa detalhes da decisão. Após o processo, um parecer será enviado à Mesa Diretora da Casa - que declara oficialmente a perda de mandato.

Conforme anunciou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), na 4ª, a Casa vai conceder a Deltan o espaço para apresentação de defesa. O político terá cinco dias após o encaminhamento para resposta.

Nos bastidores, a expectativa é que Deltan perca o mandato e apresente recursos junto ao Supremo Tribunal Federal contra a decisão do TSE, que votou para cassar o registro de candidatura. Os processos devem correr sem que ele esteja no cargo.

O substituto indicado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná é o pastor Itamar Paim, do PL. Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Paim obteve mais de 47 mil votos no estado nas últimas eleições. A decisão também será contestada pelo Podemos, que quer ficar com a cadeira de Deltan e passar o cargo para o ex-deputado Luiz Carlos Hauly. O nome dele foi descartado pelo TRE por ter atingido os 10% de votos totais do Paraná - o mínimo do quociente eleitoral. Nas últimas eleições ele obteve 11 mil votos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade