No Dia das Mães, comércio varejista prevê faturamento menor neste ano
Volume de vendas deve atingir R$ 13,17 bilhões em 2023, segundo estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
SBT News
Há uma semana do dia das mães, lojistas apostam na oferta dos itens tradicionalmente mais procurados para conquistar os filhos, que ainda não escolheram os presentes. O maior faturamento deste ano deve ser no ramo de vestuário, seguido de calçados e acessórios, farmácia, perfumaria e cosméticos, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
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Ainda segundo a CNC, a retração prevista para as aquisições é de 4,1%, quando comparado ao ano passado. Apesar dos preços estarem desacelerando, as condições de consumo são desfavoráveis. Entre os motivos para a retração está o encarecimento das condições de crédito.
O economista da instituição, Fábio Bentes, explica: "A taxa de juros que o consumidor paga nas suas operações de crédito hoje se encontra no maior patamar em cinco anos e meio. Isso dificulta segmentos inteiros do varejo que dependem das vendas à prazo para alavancar as vendas".
O setor de utilidades domésticas e eletrodomésticos, por exemplo, que depende mais das condições de crédito, deve registrar queda de 13,9%. As vendas de móveis e eletrodomésticos também devem faturar 3,8% menos neste ano.
A maior alta deve ocorrer no ramo de hiper e supermercados: 0,6% perante 2022, o equivalente a R$ 1,87 bilhão no total.