Publicidade
Jornalismo

Arquitetura vulcânica: a arte da preservação ambiental

Conheça o legado do artista César Manrique que mudou a paisagem da ilha de Lanzarote, no arquipélago das Canárias

Imagem da noticia Arquitetura vulcânica: a arte da preservação ambiental
A arte esculpida na lava do vulcão
• Atualizado em
Publicidade

Guarde este nome: César Manrique. Nascido em Lanzarote, no arquipélago das Canárias, ele não era arquiteto, nem urbanista, mas pintor de profissão, mesmo assim os lugares mais visitados da ilha levam sua assinatura.

Depois de viver anos em Nova York, ele voltou à sua terra natal e lutou de forma precoce pela preservação da natureza trabalhando em estreita colaboração com o governo contra o crescimento do turismo de massa.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A filosofia de Manrique era integrar uma construção humana ao meio ambiente, agredindo o menos possível os espaços naturais. Por isso, ele fez arte com vulcões.

O legado de César Manrique

O artista canarinho iniciou os projetos pela própria casa, construída entre cinco "bolhas" vulcânicas. No lugar onde ele viveu e trabalhou durante 20 anos funciona hoje a Fundação César Manrique, aberta ao público. A visita ao local é o ponto de partida ideal para conhecer as ideias do artista.

A Cueva de Los Verdes

Um dos lugares mais famosos da ilha é a Cueva de los Verdes. A gruta está localizada no mesmo tubo vulcânico dos Jameos del Agua. Os dois espaços geológicos são conectados no subsolo, mas podem ser visitados de forma independente. Ambos são imperdíveis!

Mirador del Rio

Em um dia de céu azul não deixe de conhecer outra de suas obras: o Mirador del Rio, um mirante-restaurante, quase 500 metros acima do nível do mar, com vistas deslumbrantes da ilha La Graciosa.

Jardim de Cactos

Por fim, recomendo ainda o Jardim de Cactos - a última intervenção de César Manrique. É uma espécie de anfiteatro construído em uma antiga pedreira de extração de cinzas vulcânicas com centenas de espécies.

Conhecer as obras de César Manrique significa percorrer uma boa parte da ilha. A partir daí, há outras paradas obrigatórias em Lanzarote como as montanhas de fogo de Timanfaya.

Para conhecer essa riqueza natural em forma de obra de arte, acesse agora o vídeo no De Malas Prontas, a Playlist de turismo do Sbt News, no Youtube.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade