PM Ambiental apreende mais de meia tonelada de cocaína em Santos (SP)
Droga estava em um barco; cinco criminosos foram presos
SBT News
A Polícia Militar Ambiental apreendeu mais de meia tonelada de cocaína pronta para ser embarcada no casco de navios no Porto de Santos, o maior da América Latina.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A droga estava em um barco que também carregava equipamentos de mergulho. Cinco criminosos foram presos. A apreensão, por volta da meia-noite, foi feita em Santos, no litoral paulista.
Os 582 kg de cocaína estavam embalados e amarrados a 41 anilhas, peças de ferro, de até 20 kg. Cinco criminosos foram presos. Eles tinham cilindros para mergulho e, segundo a polícia, seriam os responsáveis por prender a cocaína na parte submersa do casco do navio. A polícia não sabe em qual embarcação a droga seria colocada.
Os policiais faziam uma operação de rotina, durante a madrugada, contra a pesca ilegal, no litoral paulista. O que chamou a atenção dos agentes foi a passagem de um pequeno barco, em alta velocidade, e que parecia carregar algo pesado. "A linha d'água do barco estava bem baixa. Isso ai ensejava que estava carregando um peso. Esse peso, obviamente, somado a velocidade, poderia ser algo ilícito", disse Marco Aurelio da Silva, comandante interino da PM Ambiental.
Cinco criminosos estavam no barco. Quando os policiais se aproximaram, dois mergulhadores se jogaram na água. Eles foram resgatados por uma outra embarcação. Os três, que ficaram, acabaram presos. A PM fez um cerco na região e conseguiu capturar os bandidos que pularam do barco, assim que eles saíram do mar.
Como costuma acontecer, os cinco criminosos não deram detalhes sobre o destino da droga. "Uma alegação de que foram pagos para fazer o serviço, não sabiam do que se trata", falou o major Silva. Na semana passada, o SBT Brasil mostrou, com exclusividade, em três reportagens especiais, o aumento expressivo das apreensões de cocaína colocada em cascos de navios: quase uma tonelada de entorpecente no ano passado e janeiro deste ano. Muitas vezes, os tripulantes não sabem que a cocaína está escondida na embarcação. O destino principal da droga é a África e a Europa.
Veja também: