China deixa de publicar dados sobre casos assintomáticos de covid-19
Medida acontece devido à menor adesão da população aos testes PCR
Autoridades chinesas anunciaram, nesta 4ª feira (14.dez), que o país não publicará mais dados sobre casos assintomáticos de covid-19. A medida, segundo o governo, acontece em meio à redução significativa da frequência de testes PCR, que deixaram de ser obrigatórios no país, dificultando o rastreamento das infecções.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Com a decisão, os únicos números relatados serão de diagnósticos confirmados em instalações públicas, onde os sintomas são exibidos. Além disso, aqueles que testarem positivo para a covid-19, mas que estiverem assintomáticos, poderão se recuperar em casa ao invés de ficarem de quarentena em instalações designadas.
Sem contar os casos assintomáticos, a China registou 2.249 infecções da doença nas últimas 24 horas, elevando o total de casos para 369.918. Já em relação ao número de mortes, foram confirmados 5.235 óbitos desde o início da pandemia.
+ Número de mortes por dengue no Brasil se aproxima de 1.000 no ano
A China continua flexibilizando as medidas restritivas para desativar a política "covid zero", alvo de protestos no último mês. No início desta semana, por exemplo, o país anunciou o fim do uso do aplicativo de rastreamento, que limitava as rotas internas dos moradores no país e impunha períodos de quarentena dependendo da viagem.