Ucrânia registra novos ataques aéreos russos no centro de Kiev
Bombardeios foram realizados com drones iranianos e resultaram na destruição de cinco imóveis
Autoridades ucranianas relataram, nesta 4ª feira (14.dez), novos bombardeios russos no centro da capital do país, Kiev. Segundo o prefeito Vitali Klitschko, as explosões atingiram, sobretudo, a região de Shevchenkivskyi, onde ao menos 10 drones do modelo Shahed 136 - de autoria iraniana - foram encontrados.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O bombardeio resultou na destruição de cinco edifícios administrativos, mas não registrou vítimas. Pelas redes sociais, o presidente Volodymyr Zelensky publicou um vídeo afirmando que outros 13 drones foram abatidos pelo exército e que ainda há ameaça de novas explosões. "Não ignorem os alertas de ataque aéreo", frisou.
A nova série de ataques russos em Kiev acontece poucas semanas após a capital sofrer com bombardeios em massa. Como a maioria dos ataques mirou infraestruturas de energia, a cidade enfrentou diversos apagões, deixando mais de 70% dos moradores sem eletricidade em meio a temperaturas negativas.
No início da semana, Zelensky voltou a pressionar os líderes ocidentais a enviar armas mais avançadas para neutralizar os ataques aéreos russos. Espera-se que, até o final da semana, os Estados Unidos anunciem o fornecimento do sistema Patriot - mísseis terra-ar - à Ucrânia, assegurando o reforço dos sistema de defesa do país.
Leia também
+ "Fora de questão", diz Rússia sobre retirada de tropas da Ucrânia
+ EUA enviam primeira remessa de equipamentos de energia para Ucrânia
+ UE aplica novas sanções ao Irã por aumento de repressão e apoio à Rússia