Rainha consorte do Reino Unido se encontra com primeira-dama da Ucrânia
Reunião abordou violência e crimes de guerra cometidos pela Rússia durante invasão
Camila Stucaluc
A rainha consorte do Reino Unido, Camilla Parker, e a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, se reuniram na tarde de 4ª feira (30.nov), na Grã Bretanha. O encontro, promovido para ressaltar o combate à violência contra as mulheres, deu espaço para que a esposa do líder ucraniano contasse os crimes de guerra cometidos por tropas russas no país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É uma honra para mim conhecer pessoalmente Sua Majestade e ter a oportunidade de contar o que aconteceu e está acontecendo em nossos territórios ocupados temporariamente pela Rússia, que crimes terríveis os ocupantes estão cometendo contra nossas mulheres e crianças" disse Zelenska.
Durante a visita ao território britânico, a primeira-dama também participou da abertura da exposição de crimes de guerra russos, que reúne fotografias tiradas por toda a Ucrânia. Para Zelenska, o evento tem o mesmo propósito do discurso que ela fez no Parlamento do Reino Unido: responsabilizar Moscou pelos atos.
"A Ucrânia está pronta para contribuir com os esforços internacionais para prevenir a violência nos conflitos enfrentados em todo o mundo. Infelizmente, temos uma experiência dolorosa neste assunto. Estamos fazendo todo o possível para superá-lo com dignidade e nunca tolerá-lo", disse a esposa de Volodymyr Zelensky.
+ Mísseis russos atingem centro de distribuição de gás em Zaporizhzhia
Nesta semana, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o bloco está trabalhando para criar um tribunal para investigar e julgar crimes de guerra cometidos pela Rússia durante a ofensiva na Ucrânia. Segundo a diplomata, além de sentenciado, Moscou deverá pagar financeiramente pela devastação causada no país.