Publicidade

FALSO: Vídeo falso de Janones sugere que Lula quer acabar com o Auxílio Brasil

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova

FALSO: Vídeo falso de Janones sugere que Lula quer acabar com o Auxílio Brasil
Projeto Comprova/Divulgação
Publicidade

FALSO: É falso vídeo em que o deputado federal André Janones (Avante-MG), que colaborou com a campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), denuncia suposto plano do presidente eleito para acabar com o Auxílio Brasil. O conteúdo foi editado para descontextualizar as declarações de Janones, que estava, na verdade, fazendo acusações contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

---

Conteúdo investigadoPublicação no TikTok com trechos de um vídeo gravado pelo deputado federal André Janones (Avante-MG) no qual ele supostamente denuncia um plano atribuído ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT,) para acabar com o Auxílio Brasil. O vídeo ainda contém uma legenda reforçando a acusação a Lula, com trechos como "agora que esse louco viu a m* que fez", em referência à participação de Janones na campanha presidencial do petista.

Onde foi publicado: TikTok.

Saiba mais:
>> Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de verificação do SBT
>> Conteúdo suspeito? Envie para o InstagramFacebookTwitter ou TikTok do SBT News
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conclusão do Comprova: É falso que o deputado federal André Janones tenha gravado um vídeo para denunciar suposta intenção do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, de acabar com o Auxílio Brasil. A denúncia, na verdade, é contra Bolsonaro, que, segundo Janones, estaria retirando dinheiro do caixa do Executivo para não sobrar verba para o pagamento de R$ 600 às camadas mais pobres da população a partir do ano que vem.

O vídeo original foi publicado no dia 9 de novembro, no perfil oficial de Janones no Instagram. O material foi repostado, com edições, para transmitir a ideia falsa de que haveria uma ação de Lula, não de Bolsonaro, para impedir o pagamento do auxílio. Foram feitos cinco cortes, que suprimiram o nome do presidente do vídeo.

Quanto às acusações de Janones a Bolsonaro, no vídeo original, não há evidências públicas que as embasem.

Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Vídeo distorcido

O conteúdo edita vídeo publicado por Janones em seu Instagram para simular o deputado denunciando Lula, e não Bolsonaro, por um suposto plano para acabar com o Auxílio Brasil.

Confira as frases originais, em negrito, em contraposição às frases editadas do vídeo falso ? os cortes estão representados por reticências (?):

1 ? "Eu acabei de falar com o presidente [Lula] e eu preciso que vocês me ajudem a impedir. Eu vou até mostrar documentos aqui pra vocês. O presidente Bolsonaro quer acabar com o auxílio pra vingar de vocês".

"Eu acabei de falar com o presidente [Lula] e eu preciso que vocês me ajudem a impedir? quer acabar com o auxílio para vingar de vocês".

2 ? "Ele quer vingar do povo mais pobre por ter votado no Lula".

"O presidente Lula comprovou que o Bolsonaro fez um rombo nos cofres, vou falar no popular, ele pegou o dinheiro de vocês, limpou os cofres, pra não ter dinheiro para o auxílio pro ano que vem".

"Ele quer vingar do povo mais pobre? pra não ter dinheiro para o auxílio pro ano que vem. Então, a estratégia dele é acabar com o auxílio".

3 ? "Colocaram uma tal de PEC da Transição lá pra ser votada. O Lula colocou pra tentar garantir o pagamento do auxílio, que ele falou que não abre mão".

"Mesmo você que votou no Bolsonaro, agora você tem que dar o braço a torcer, que você tava errado. Porque ele quer ferrar com os pobres e agora tá a prova aí".

"Colocaram uma tal de PEC da Transição lá pra ser votada. O Lula colocou pra tentar? porque ele quer ferrar com os pobres e agora tá a prova aí".

4 ? "Agora, gente, não é mais fala de político não. Eleição passou. Tem documento aqui, tem prova. Bolsonaro limpou os cofres pra impedir o pagamento do auxílio".

"O povo não vai admitir ficar sem o auxílio. O Lula falou que pra ele é questão de honra, que ele vai pro pau mesmo e que ninguém vai impedir ele de pagar o auxílio pra vocês".

"Ajuda a gente senão acabou o auxílio no Brasil".

"Agora, gente, não é mais fala de político não. Eleição passou. Tem documento aqui, tem prova? povo não vai admitir ficar sem o auxílio. O Lula falou que pra ele? acabou o auxílio no Brasil".

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até as 16h desta segunda-feira (14), após três dias no ar, a publicação tinha 2 milhões de visualizações, 47,5 mil curtidas, 11,6 mil comentários e 34,4 mil compartilhamentos.

O que diz o responsável pela publicação: O Comprova tentou contactar a criadora da postagem verificada pelo Instagram, mas a conta dela não aceita mensagem direta. Não foi possível encontrá-la em nenhuma outra rede social.

Como verificamos: A primeira consulta foi feita no perfil de André Janones no Twitter. Nele, o Comprova encontrou retuítes de duas checagens desmentindo o conteúdo verificado, feitas pelo UOL Confere e pelo Fato ou Fake, do G1. Em seguida, o Comprova localizou o vídeo original, publicado há cinco dias na conta de Janones no Instagram.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizam nas redes sociais sobre pandemia, políticas públicas do governo federal e eleições presidenciais. Mesmo após as eleições, materiais falsos e enganosos ainda circulam para desacreditar o sistema eleitoral, figuras políticas e as instituições brasileiras. Manifestações nesse sentido, com alegações infundadas, tentam tirar a credibilidade do processo e atingir a democracia.

Outras checagens sobre o tema: As agências de checagem UOL ConfereFato ou FakeAFP Checamos e Aos Fatos também desmentiram o conteúdo aqui verificado. Quanto a peças de desinformação sobre o governo eleito, o Comprova já mostrou que é falso que Lula indicou esposa de Marcola, do PCC, para ser ministra e que vídeo inventa declarações de Gleisi Hoffmann sobre redução de benefícios para militares no governo Lula.

Investigação e verificação

Crusoé e O Dia participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos Estado de Minas, CBN Cuiabá, A Gazeta, imirante.com, AFP, SBT e SBT News.

Projeto Comprova

Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 42 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Agora, na quinta fase, o Comprova segue verificando conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT e SBT News fazem parte dessa aliança.

Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
comprova
defato
de-fato
de fato
video
janones
portalnews
editado
falsamente
lula
acabar
bolsa
familia
auxilio
brasil
falso

Últimas notícias

Camareira de motel morre após ser atropelada por idoso em São Gonçalo (RJ)

Camareira de motel morre após ser atropelada por idoso em São Gonçalo (RJ)

Caso aconteceu na última sexta-feira (28); Soraia Mendonça Castanheiro morreu no Hospital Estadual Alberto Torres, nessa segunda (1º)
Furacão Beryl atinge o Caribe com "ventos potencialmente fatais"; uma morte foi confirmada

Furacão Beryl atinge o Caribe com "ventos potencialmente fatais"; uma morte foi confirmada

Classificado na categoria 5, a mais alta na escala que mede intensidade do fenômeno, deve alcançar a Jamaica nos próximos dias
"Ter opinião é diferente de querer eliminar pessoas", diz Silvio Almeida sobre discursos de ódio

"Ter opinião é diferente de querer eliminar pessoas", diz Silvio Almeida sobre discursos de ódio

Em entrevista ao Perspectivas, ministro falou sobre ações da pasta dos Direitos Humanos e da Cidadania para combater discursos fascistas
Balanço revela 1,2 mil pessoas presas e 18 toneladas de drogas apreendidas em operação

Balanço revela 1,2 mil pessoas presas e 18 toneladas de drogas apreendidas em operação

Trata-se da Narke 2, realizada entre os dias 24 e 28 de julho em todos os estados e DF
Meta terá que suspender treinamento de inteligência artificial com dados de brasileiros

Meta terá que suspender treinamento de inteligência artificial com dados de brasileiros

Decisão da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANDP) prevê punição de até R$ 50 mil por dia; empresa diz estar "desapontada"
Incêndio atinge shopping center em Belém; veja imagens

Incêndio atinge shopping center em Belém; veja imagens

Ainda não há informações sobre o que teria provocado o fogo, os danos causados e se houve feridos
Canabidiol é alternativa para controlar crises de epilepsia

Canabidiol é alternativa para controlar crises de epilepsia

Pacientes de três síndromes passam a ter acesso ao medicamento de forma gratuita pelo SUS, em SP
Cappelli critica Banco Central por não agir diante de altas do dólar: "Omissão"

Cappelli critica Banco Central por não agir diante de altas do dólar: "Omissão"

Segundo presidente da ABDI, governo Lula tem responsabilidade fiscal e o presidente "fala para defender o modelo econômico que foi vitorioso nas urnas"
Acidentes com elevadores são investigados pela polícia e Crea no Rio; duas pessoas morreram em 24h

Acidentes com elevadores são investigados pela polícia e Crea no Rio; duas pessoas morreram em 24h

Entre domingo (30) e segunda-feira (1°), três elevadores falharam na capital carioca
"Pior do que se pode imaginar", diz Silvio Almeida sobre PL do aborto

"Pior do que se pode imaginar", diz Silvio Almeida sobre PL do aborto

Ao Perspectivas, ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania criticou projeto que equipara aborto após 22 semanas de gestação a homicídio
Publicidade
Publicidade