Publicidade
Jornalismo

"Extensão da guerra ameaça desenvolvimento humano", diz Zelensky

Presidente ucraniano citou alto número de gastos com defesa e afirmou que paz é necessidade global

Imagem da noticia "Extensão da guerra ameaça desenvolvimento humano", diz Zelensky
Declaração foi dada ao Fórum Bloomberg New Economy, que reúne líderes do Oriente e do Ocidente para discutir as questões mais urgentes da economia global | Divulgação/Governo da Ucrânia
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou, nesta 5ª feira (17.nov), que a extensão da guerra com a Rússia ameaça o desenvolvimento humano global. Segundo o chefe de Estado, o alto número de gastos com sistemas de defesa acaba ignorando temas de importância mundial, como o meio ambiente e a segurança alimentar.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Em vez de investir no desenvolvimento do capital humano, o mundo gastará quantias colossais em rearmamento. Um exemplo: em vez de dar a máxima atenção à transformação "verde", vários governos estão recorrendo ao petróleo e carvão para baixar os preços da energia. A ameaça de fome também voltou. Não por causa da seca ou da crise econômica, mas por causa do bloqueio militar de nossos portos", disse Zelensky.

A declaração foi dada ao Fórum Bloomberg New Economy, que reúne líderes do Oriente e do Ocidente para discutir as questões mais urgentes da economia global. No discurso, feito virtualmente, o presidente enfatizou que a paz na Ucrânia é uma necessidade global para estabilizar o mercado e garantir o abastecimento dos países.

+ ONU anuncia prorrogação do acordo de exportações no Mar Negro

Para alcançar o objetivo, Zelensky voltou a citar as propostas apresentadas na Cúpula do G20. Além da retirada das forças russas e a retomada da integridade territorial do país, o líder ucraniano reforçou o investimento na proteção do meio ambiente e na segurança energética. O último tópico teve maior impacto na Europa, que, devido às sanções contra Moscou, teve grande parte das importações de gás suspensas. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade