Publicidade
Jornalismo

ONU anuncia prorrogação do acordo de exportações no Mar Negro

Embarcações com grãos e fertilizantes seguirão por corredores humanitários em meio à guerra

Imagem da noticia ONU anuncia prorrogação do acordo de exportações no Mar Negro
A iniciativa, acordada em julho pela Ucrânia e Rússia, será ampliada por 120 dias | Pixabay
• Atualizado em
Publicidade

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, anunciou, nesta 5ª feira (17.nov), a prorrogação do acordo de exportações pelo Mar Negro. Segundo o diplomata, a iniciativa, acordada em julho pela Ucrânia e Rússia, será ampliada por 120 dias, levando grãos e fertilizantes para mais cidades ao redor do mundo.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Congratulo-me com o acordo de todas as partes para continuar a Iniciativa de Grãos do Mar Negro para facilitar a navegação segura de exportação de grãos, alimentos e fertilizantes da Ucrânia. A iniciativa demonstra a importância da diplomacia discreta na busca de soluções multilaterais", disse Guterres.

A liberação das exportações ucranianas, suspensas por meses devido à invasão russa, acontece por meio de um corredor marítimo protegido e com o auxílio da Turquia. Em outubro, a Rússia acusou a Ucrânia de atacar uma das embarcações no corredor militar e afirmou que pode desistir do acordo novamente caso as garantias sejam violadas.

+ Zelensky nega que míssil que atingiu Polônia foi lançado pela Ucrânia

"A renovação da Iniciativa de Grãos do Mar Negro é uma boa notícia para a segurança alimentar global e para o mundo em desenvolvimento. Continua sendo um "farol de esperança" e prova do que a liderança e o multilateralismo podem alcançar, mesmo em meio à guerra", disse a secretária-geral da Conferência da ONU sobre Comércio e Desenvolvimento, Rebeca Grynspan.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade