Zelensky denuncia 'ataques em massa' a energia da Ucrânia
Ataques russos ao sistema de energia ucraniano têm forçado país a impor apagões
Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, denunciou em vídeo divulgado no domingo (6.nov) o que ele chamou de ataques em massa da Rússia à infraestrutura de energia do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O estado terrorista está concentrando forças e meios para uma possível repetição de ataques em massa à nossa infraestrutura, energia em primeira instância. Em particular, para isso, a Rússia precisa de mísseis iranianos. Estamos nos preparando para responder", disse Zelensky.
Também no domingo, o presidente ucraniano afirmou no Twitter que se reuniu com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para discutir sanções ao Irã, que tem apoiado os russos em seus ataques.
????????? ?? ??????????? ??????????? @vonderleyen ?????????????? ???????? ?? ?? ???????? ? 2023 ???. ?????????? ?????????? ??????????? ???????? ?????????? ??? ???????????? ??????? ?????. ?????????? ????????? ??????? ? ???????????? ???? ?????, ???? ????????? ???????.
? ????????? ?????????? (@ZelenskyyUa) November 6, 2022
A Rússia tem mirado a infraestrutura energética da Ucrânia, pensando na falta de aquecimento elétrico durante o frio do inverno. Desde o início de outubro, os ataques russos já destruíram aproximadamente 1/3 do sistema de energia do país, forçando a Ucrânia a impor apagões para estabilizar a rede de energia elétrica.
A operadora estatal de energia da Ucrânia anunciou no sábado (5.nov) a ocorrência de apagões na capital Kiev e em outras sete regiões do país, após ataques russos.
Leia também: