Publicidade
Jornalismo

FALSO: Música cantada por Janja e MC em vídeo não incita morte de Bolsonaro

Expressão "sal no Bolsonaro" é sinônimo de derrota do adversário; MC ao lado de Janja não é criminoso

Imagem da noticia FALSO: Música cantada por Janja e MC em vídeo não incita morte de Bolsonaro
0
• Atualizado em
Publicidade

FALSO | Rosângela Lula da Silva, socióloga e esposa do candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva (PT), conhecida por Janja, não canta música que incita a morte de Jair Bolsonaro (PL). Em vídeo, o homem que aparece ao lado da esposa do petista é, na verdade, o cantor e compositor MC Dourado, que não tem antecedentes criminais. O lutador de MMA Renzo Gracie fez uma publicação nas redes sociais insinuando que Janja e MC Dourado incitariam a morte do candidato à Presidência da República pelo PL quando cantavam juntos. O cantor prometeu acionar advogados por conta da publicação do lutador.


O QUE FOI INVESTIGADO?

O lutador de MMA Renzo Gracie publicou em sua conta na rede social Twitter um vídeo gravado na casa do governador do Pará Helder Barbalho (MDB), que mostra o cantor de brega MC Dourado e a esposa de Lula, Rosângela Lula da Silva, conhecida por Janja, cantando e dançando um jingle, que tem como refrão a frase "agora é sal no Bolsonaro".

No vídeo, também é possível ver Helder e o filho mais velho cantando e rindo. Entre as pessoas que aparecem nas imagens, também é possível reconhecer o senador Randolfe Rodrigues (Rede). 

No texto da publicação do lutador está descrito o seguinte:

"Na casa do Governador Helder Barbalho. Janja esposa do Lula, e um criminoso confesso cantando PASSAR O SAL NO BOLSONARO. Na gíria da bandidagem, passar o sal é sinônimo de MATAR. Por isso somos @jairbolsonaro"

Onde foi publicado: Na conta do Twitter do lutador Renzo Gracie.

Alcance da publicação: A publicação já possui mais de 18 mil curtidas e mais de 6 mil retuítes nas redes sociais. 

Saiba mais:


Qual é o contexto do vídeo? 

O vídeo foi gravado no dia 9 de outubro, na casa do Governador Helder Barbalho, em Belém. Na ocasião, Janja, socióloga e esposa do ex-presidente Lula, estava na capital paraense, participando dos festejos do Círio de Nazaré.

O registro compartilhado por Renzo Gracie mostra os bastidores da gravação que Janja fez ao lado de MC Dourado fazendo o "treme" como é conhecida a coreografia, ligada ao tecnobrega em Belém. O vídeo oficial foi divulgado nos perfis no Instagram de Janja e MC Dourado, no dia 11 de outubro.

A letra completa da música diz: "o povo tá com Lula e mandou eu dar o recado, agora é Sal, sal, sal no Bolsonaro. Agora é Lula, o povo acordou, o ódio vai perder e quem vai vencer é o amor.

O Brasil tá precisando, surgiu a esperança, sem medo de ser feliz, chegou a hora da mudança, tá tudo muito caro, tá difícil de viver, o Lula tá de volta pro Brasil poder crescer. O povo tá com Lula, espalha pra geral, vamos votar no 13, aperte a tecla e dá-lhe sal", e pode ser conferida no YouTube.

Expressão "sal" pode ter vários significados, explica pesquisadora

Para entender a expressão e seu uso no Pará, consultamos a doutora em linguística e  pesquisadora em fraseologia, a professora Carlene Salvador, docente da Universidade Federal Rural da Amazônia.

A pesquisadora explicou que a frase pode ter diversos sentidos. Ela destacou três: a conotação sexual,  com a expressão "passar o sal"; a menção a um crime, como quando um bandido é abatido pela polícia, é utilizada e expressão "foi sal", ou seja, uma ação finalizada, completa; e a terceira uma mais "aberta e solidária", que pode ser usada em diversos contextos "na culinária, por exemplo, o açaí estava de bobeira, olhei e pensei? Por que não? Tomei, foi sal!", explicou a pesquisadora.

Questionada se é possível afirmar que a expressão é "sinônimo de matar", como diz a postagem, ela respondeu:

"Não. Porque ela não veicula apenas esse sentido. Seria preciso um estudo baseado em corpus para sabermos a real utilização desse fraseologismo com essa acepção, mas não podemos descartar que em algum momento ela tem esse valor também". 

Expressão foi usada por Lula em comício, em Belém

Procurado pelo SBT News De Fato, MC Dourado informou que a música foi encomendada pela campanha de Lula no Pará. O cantor contou que não foi a primeira vez que o artista criou músicas com a expressão "sal" para campanhas políticas no estado.

Outro jingle com a mesma melodia teve grande repercussão em 2020, na disputa para a Prefeitura de Belém, na época o refrão dizia "sal no delegado", se referindo ao candidato Delegado Eguchi (Patriota), que disputava as eleições com Edmilson Rodrigues (PSOL).

MC Dourado também afirmou que transformou em música uma expressão que já vinha sendo dita por apoiadores de Lula no Pará, inclusive sendo reproduzida pelo ex-presidente em comício na capital paraense, em setembro deste ano.

Na ocasião, o candidato do PT encerrava seu discurso dizendo para perguntarem aos bolsonaristas quais obras foram feitas pelo presidente Jair Bolsonaro no estado do Pará.

Enquanto ele falava, o público gritava "sal, sal, sal" e Lula completou "então, companheiro, sal, sal, sal. No dia 2 de outubro, muito sal neles". O momento pode ser conferido a partir de 1 hora e 45 minutos do vídeo no canal do PT no YouTube. 

Sobre o significado da expressão, o artista disse:

"Quem vive no Pará sabe que aqui 'sal' significa 'acabou, ganhamos e tu perdeu', a gente usa muito no futebol para encarnar com o adversário, usa quando sai com uma menina e deu certo, aí diz 'foi sal'. É uma gíria em que é usada de várias formas, pode até ser usada pra coisa ruim, mas também é usada pra coisa boa", explicou.

MC Dourado também afirmou que irá acionar seus advogados a respeito da publicação de Renzo, que se refere a ele como "criminoso confesso".

"Ele não sabe o que está falando,  ele me colocou como criminoso, quero que ele diga que crime eu cometi. Ele não me conhece, tenho ficha limpa, fazendo isso ele está incentivando as pessoas a fazerem maldade comigo, sendo que já estou sofrendo ameaças", declarou. 

MC Dourado é cantor e compositor. Seu nome verdadeiro é Wagner Sabino da Silva. Natural de São Paulo, construiu carreira no Pará, misturando brega, funk e músicas ligadas às aparelhagens. Em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo União Brasil e ficou como suplente.

Na página de registro de sua candidatura no site do TSE, é possível encontrar certidões de antecedentes criminais negativas.

Campanha de Lula lamentou "fake news"

Procurada pelo SBT News De Fato, a assessoria de Lula informou que lamenta a divulgação de fake news por personalidade pública no contexto eleitoral.

"Quem está com Janja é MC Dourado, músico conhecido em Belém. A expressão da música é uma gíria de Belém com vários sentidos, não tendo esse que foi dito no tweet", destacou. 

Também procuramos o governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de sua assessoria, mas não tivemos retorno.  

 Quem é Renzo Gracie?

Renzo Gracie é lutador de MMA, professor de jiu-jitsu e empresário, integrante da Família Gracie, família de lutadores brasileiros originários de Belém e, são considerados os pais do estilo de lula jiu-jitsu no Brasil.

Conforme o publicado pelo Projeto Comprova, Renzo também é apoiador declarado de Jair Bolsonaro, já tendo ameaçado agredir críticos do governo. Em dezembro de 2021, o lutador recebeu o então-secretário de Cultura, Mario Frias, em Nova York, para tratar de um "projeto cultural envolvendo produção audiovisual, cultura e esporte".
Segundo matéria da Folha, a viagem, que foi oficial, custou R$ 39 mil aos cofres públicos.

Gracie foi procurado pela reportagem do SBT News De Fato nas redes sociais para ouvir os motivos que levaram a fazer a publicação, porém, o lutador ainda não respondeu à tentativa de contato.


CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO

É falso que Janja, socióloga e esposa do candidato à presidência Luís Inácio Lula da Silva, e "criminoso confesso" cantam música que incita a morte de Bolsonaro, em vídeo. O homem que aparece ao lado de Janja é, na verdade, o cantor e compositor MC Dourado, que não tem antecedentes criminais.

A música cantada é jingle da campanha a favor de Lula no Pará. A expressão "sal" tem vários significados no estado, como explica doutora em linguística consultada pelo SBT News De Fato. No contexto da música, tem o sinônimo de derrota do adversário, conforme o próprio autor do jingle.

Antes de a música ser elaborada, a expressão já vinha sendo utilizada por apoiadores de Lula no estado, repetida pelo próprio candidato em comício na capital paraense.
Por que investigamos

SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.


SBT News De Fato

SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo atua no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Mayra Leal é jornalista do SBT PA e SBT News

Você também pode se interessar por:


 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade