Publicidade
Jornalismo

Formação de tropa russa-bielorrussa é tática de distração, diz Reino Unido

Para governo britânico, anúncio de união militar visa alterar planos de defesa da Ucrânia

Imagem da noticia Formação de tropa russa-bielorrussa é tática de distração, diz Reino Unido
Britânicos acreditam que Moscou não seja capaz de gerar grupos militares prontos para o combate do tamanho reivindicado | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Defesa do Reino Unido informou, nesta 6ª feira (21.out), que a Rússia orquestrou uma distração ao anunciar que 70 mil tropas bielorrussas integrariam o exército russo em meio à ofensiva na Ucrânia. Segundo a entidade, o anúncio seria para desviar forças ucranianas para o norte da fronteira, deixando outras regiões desprotegidas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Em 15 de outubro, as autoridades bielorrussas divulgaram um vídeo afirmando mostrar a chegada das tropas russas na Bielorrússia. No entanto, até agora é improvável que a Rússia tenha realmente implantado um número significativo de tropas extras na Bielorrússia", disse a pasta.

Isso porque os especialistas acreditam que Moscou não seja capaz de gerar grupos militares prontos para o combate do tamanho reivindicado, uma vez que a maioria das tropas estão comprometidas na Ucrânia. "Os militares bielorrussos provavelmente mantêm capacidade mínima para realizar operações complexas", afirmou o ministério.

+ Parlamento Europeu aprova suspensão de vistos russos de regiões ocupadas

A Bielorrússia foi usada como ponto de partida para a ofensiva russa na Ucrânia, em fevereiro deste ano. Através da região, as tropas conseguiram enviar equipamentos para o norte do país, preparando o início da invasão. Pouco tempo depois, o presidente Aleksander Lukashenko aprovou o retorno de armas nucleares à defesa nacional.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade