Publicidade
Jornalismo

EXPLICA: Quais são os significados dos termos políticos esquerda e direita?

Entenda a classificação ideológica e histórica e quais são as diferenças entre estes grupos de ideias

Imagem da noticia EXPLICA: Quais são os significados dos termos políticos esquerda e direita?
revolucao francesa
• Atualizado em
Publicidade

Os termos extrema-esquerda, esquerda, centro-esquerda, centro, centro-direita, direita e extrema-direita são utilizados para classificar e posicionar ideologicamente partidos políticos e pessoas. Além disso, também servem para diferenciar as ideias políticas defendidas por cada grupo. 

Saiba mais:

Para entender melhor cada um desses termos é preciso voltar à história. Durante o processo da Revolução Francesa, em 1789, nos debates que aconteciam na Assembleia Constituinte os participantes apresentavam propostas diferentes, e para organizar melhor foram divididos em dois grupos.  

À direita, ficavam aqueles que eram considerados conservadores, pois queriam conter a revolução, que defendiam a igreja, a sociedade e que o antigo regime deveria continuar.

Eles também eram fiéis ao rei e defendiam que ele deveria ter todo o poder, inclusive do veto absoluto sobre as leis, podendo cancelar definitivamente o projeto de lei que não aprovasse.  

O grupo que ficava à esquerda, tinha uma visão oposta. Eles pediam por mudança, e defendiam que o rei deveria ter apenas o direito a um veto, assim ele não poderia cancelar um projeto de lei definitivamente, apenas suspender por um determinado período.

Esse grupo acreditava que a melhor solução seria o fim do regime antigo, e por isso eram considerados progressistas e revolucionários. 

Com o decorrer dos anos, os termos começaram a se espalhar pelo mundo ocidental e se tornou muito utilizado em todo o mundo, tornando-se um jargão político.

O que significa cada termo?

Esquerda: Defende a coletividade, a igualdade social, a justiça, visa combater as desigualdades, principalmente social e econômica. Pensa no coletivo e deve agir considerando os benefícios daqueles que estão em desvantagem social. 

Centro: É considerado uma "terceira via", pois busca alternativas para os conflitos, conciliar visões de igualdade, com preocupações como liberdade individual, podendo variar mais à esquerda ou à direita. 

Direita: Defende o individualismo e que cada pessoa é responsável por suas ações. Acredita que é individual a decisão de ajudar pessoas da sociedade que são mais necessitadas e que não é uma imposição do Estado. Defende a igualdade político-jurídica e que a desigualdade social e econômica é uma situação natural. 

Centro-direita e centro-esquerda representam uma terceira opção, buscando manter o diálogo entre as demais vias e buscando alternativas para os dois lados. 

Extrema-direita e extrema-esquerda são considerados os grupos com ideais e ideologias radicais e extremistas. 


Quais são as diferenças entre estes grupos?
 

Para a cientista política, Luciana Santana, a principal diferença são as ideias e posições políticas.

"Enquanto a direita defende o Estado mínimo, limitado à garantia da ordem pública, dando preponderância para o mercado na coordenação da vida social. A esquerda defende a justiça social e acredita que o Estado tem papel central para proporcionar essa justiça", ressalta Santana. 

Também é importante não confundir os partidos do centro com oportunismo ou dizer que significa uma pessoa em cima do muro.

"Outro ponto a ser ressaltado é que os partidos de centro não devem ser confundidos com o "centrão", que não é um posicionamento ideológico e sim um termo para identificar um grupo de partidos e pessoas que podem ou não se identificar com algum posicionamento político, mas buscam sempre estar dentro de um governo, seja ele qual for", reforça a cientista política. 


SBT News De Fato

SBT News De Fato é o serviço de checagens, verificação de fatos e educação midiática do SBT. O objetivo é ser um núcleo de orientação e de informações ao público em relação ao conteúdo espalhado e distribuído na internet e pelas redes sociais. Nesta primeira fase, o grupo atua no combate a desinformação durante o período das eleições gerais deste ano.  A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis. Por isso, o SBT News De Fato conta com uma equipe de jornalistas profissionais do SBT, regionais e afiliadas. São eles: SBT SP, SBT RioSBT ParáSBT RSSBT DF, TV Aratu (BA), SBT MT (MT), TV Tambaú (PB), TV Jornal (PE), Jornal do Commercio (PE), TV Allamanda (RO), TV Norte (AM, AC e RR), TV Cidade Verde (PI) e TV Ponta Verde (AL). Clique aqui e saiba mais.


>> Eduarda Teixeira é jornalista da TV Ponta Verde 
>> TV Ponta Verde, afiliada SBT em Alagoas, é integrante do SBT News De Fato
>> Imagens por Unsplash, Freepik e Domínio Público

 

Você também pode se interessar por:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade