Publicidade

ENGANOSO: Em Londres, mesária foi afastada após pergunta sobre número de candidato

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova

ENGANOSO: Em Londres, mesária foi afastada após pergunta sobre número de candidato
Divulgação/Projeto Comprova
Publicidade

Enganoso: Post segundo o qual houve quebra de urna após uma mesária que trabalhou na eleição brasileira em Londres, na Inglaterra, ter tentado "incitar fraude falando que as pessoas eram obrigadas a votar no Bolsonaro". De acordo com o Itamaraty, a mesária foi desligada por ter respondido a um eleitor o número de urna de um dos candidatos e não obrigado as pessoas a votar em Jair Bolsonaro (PL), como afirma a publicação. Além disso, ainda segundo o Itamaraty, a eleição ocorreu dentro de "absoluta normalidade". Uma delegada fiscal do PT também confirmou ao Comprova que não houve nenhum episódio de violência.

Conteúdo investigadoTuíte diz que mesária bolsonarista tentou fraudar a eleição presidencial durante votação em Londres ao informar que os eleitores eram obrigados a votar no presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). A postagem também alega que uma urna foi quebrada durante a confusão.

Onde foi publicado: Twitter.

Conclusão do Comprova: É enganoso tuíte que afirma que mesária, "desesperada com alta adesão a Lula em Londres", teria dito para eleitores que eles eram obrigados a votar em Jair Bolsonaro (PL) e que o tumulto teria resultado em uma urna quebrada.

Saiba mais:
>> Conheça o SBT News De Fato, o núcleo de verificação do SBT
>> Conteúdo suspeito? Envie para o InstagramFacebook, Twitter ou TikTok do SBT News
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News

Consultado pelo Comprova, o Itamaraty afirmou que "a mesária brasileira que trabalhava no West London College respondeu pergunta de eleitor sobre número de candidato, quando deveria tê-lo conduzido à lista afixada na entrada das seções" e, "como tal conduta pode ser interpretada por outros eleitores e fiscais como tentativa de induzir voto, ela foi desligada dos trabalhos".

Segundo Elda Cardoso, que atuava como delegada fiscal do PT na zona eleitoral, a mesária teria respondido "22" a uma pergunta feita por um eleitor, referindo-se ao número do candidato Bolsonaro. Então, uma eleitora petista que estava na fila da seção naquele momento fez a denúncia aos fiscais.

Diferentemente do que afirma o tuíte, não houve quebra de urna. "De modo geral, a votação em Londres transcorreu bem, com absoluta normalidade, não tendo sido relatados grandes contratempos", afirmou o Itamaraty.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: A informação foi postada às 11h01, horário de Brasília, de 2 de outubro, dia da eleição. Até 5 de outubro, a publicação obteve 53 mil curtidas, 326 comentários e 4,8 mil retuítes.

O que diz o autor da publicação: O tuíte foi postado por @ThiagoResiste, apoiador de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A reportagem tentou contato com ele por mensagem direta no Instagram, mas não houve retorno até a publicação desta verificação.

Como verificamos: Para verificar se a declaração do autor da postagem era verdadeira, o Comprova entrou em contato com o Itamaraty, a delegada do Partido dos Trabalhadores nas eleições em Londres, Elda Cardoso, e a assessoria de imprensa do PT.

Também pesquisamos na imprensa profissional reportagens sobre a votação em Londres e verificamos no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dados sobre o eleitorado na cidade.

Votação em Londres

Os eleitores brasileiros que votam em Londres tiveram de comparecer ao West London College, edifício de uma faculdade britânica, para registrar o voto no primeiro turno da eleição deste ano. A votação ocorreu entre 8h e 17h, no horário local. Dados do TSE mostram que a cidade tem 34 mil eleitores brasileiros aptos a votar.

O tuíte enganoso aqui verificado relata uma grande confusão envolvendo uma mesária bolsonarista que estaria revoltada com a alta adesão de apoiadores de Lula na cidade e teria incitado fraude ao dizer a eleitores que eles eram obrigados a votar em Bolsonaro.

No entanto, em nota enviada ao Comprova, o Itamaraty disse que uma mesária respondeu a uma pergunta de eleitor sobre número de um candidato (o órgão não citou qual), quando deveria tê-lo conduzido à lista afixada na entrada das seções. Ainda segundo o Itamaraty, como a conduta pode ser interpretada por outros eleitores e fiscais como tentativa de induzir voto, ela foi desligada dos trabalhos.

O texto também informa que todos os agentes eleitorais convocados no exterior realizam treinamento on-line disponibilizado pela Justiça Eleitoral, conforme as funções designadas no dia do pleito. De acordo com a pasta, o Consulado-Geral em Londres realizou, no dia 27 de setembro, reunião de coordenação com a presença dos presidentes e mesários das 44 seções eleitorais na jurisdição daquele posto. "De modo geral, a votação em Londres transcorreu bem, com absoluta normalidade, não tendo sido relatados grandes contratempos", informou.

Em entrevista ao Comprova, a delegada representante do PT na eleição em Londres, Elda Cardoso, informou que uma eleitora petista da seção ouviu a mesária dizendo o número 22 para o eleitor. Essa eleitora, que tinha o telefone de Elda, denunciou o caso para ela, que decidiu acompanhar o ocorrido. Elda explicou que o juiz eleitoral afastou a mesária dos trabalhos e que não houve quebra de urna ou violência.

O Partido dos Trabalhadores afirmou que houve um incidente por volta das 8h da manhã nas eleições em Londres, em que a mesária teria orientado o voto ao candidato Bolsonaro. Entretanto, a situação foi resolvida e a mesária foi retirada antes das 9h, sem confusão. O partido informou que acompanhou a votação com 15 fiscais.

Reportagens publicadas pela Folha de S.Paulo e pela BBC Brasil relataram que os brasileiros que votam em Londres enfrentaram longas filas, mas não citam confusões. Na cidade, Lula recebeu 55,18% dos votos válidos. Bolsonaro teve 34,94%. No resultado geral, Lula teve 48,43% e Bolsonaro, 43,2%, o que levou os dois candidatos para o segundo turno.

Por que investigamos: O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizam nas redes sociais sobre as eleições presidenciais, políticas públicas e a pandemia. O tuíte publicado pelo influenciador digital denunciava uma tentativa de fraude eleitoral, mas não apresentava testemunhas nem informações oficiais sobre o suposto fato ocorrido. Essa omissão trazia dúvidas sobre a veracidade e/ou acuracidade da denúncia, o que poderia causar suspeitas sobre o processo eleitoral em Londres e seu resultado.

Outras checagens sobre o tema: Dentro do tema eleição, o Projeto Comprova também já mostrou que Alexandre de Moraes não disse que vai mandar prender eleitor que reclamar das urnas e que uma montagem foi feita e publicada no Instagram para espalhar a mentira de que Ciro Gomes havia declarado apoio a Bolsonaro. Também publicamos texto explicativo sobre Padre Kelmon, candidato à Presidência da República pelo PTB.

Investigação e verificação

O Popular, Folha, Estadão, CNN e Alma Preta Jornalismo participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos Correio do Estado, Plural, Metrópoles, Piauí, Poder 360, A Gazeta, Correio de Carajás, O Dia, SBT e SBT News.

Projeto Comprova

Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 42 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Agora, na quinta fase, o Comprova segue verificando conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT e SBT News fazem parte dessa aliança.

Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

sbt
sbtnews
portalnews
defato
de-fato
projeto-comprova
enganoso
mesaria
londres
afastada
pergunta
candidato
eleicoes
politica

Últimas notícias

Chuvas no RS geram perdas bilionárias na agricultura, diz estudo

Chuvas no RS geram perdas bilionárias na agricultura, diz estudo

Desde maio, alagamentos no estado afetaram 20 mil famílias que trabalham no setor
STF forma maioria para que escolas combatam discriminações sexual e de gênero

STF forma maioria para que escolas combatam discriminações sexual e de gênero

Em julgamento virtual, seis dos 11 ministros se posicionaram, até o momento, para que escolas coíbam qualquer prática discriminatória
"Não debato tão bem quanto costumava", admite Joe Biden

"Não debato tão bem quanto costumava", admite Joe Biden

Apesar do desempenho ruim no primeiro debate contra Trump, presidente americano afirmou que sabe "como fazer este trabalho"
Motoristas e cobradores de São Paulo aprovam greve de ônibus para quarta-feira (3)

Motoristas e cobradores de São Paulo aprovam greve de ônibus para quarta-feira (3)

A decisão pela greve acontece após falta de acordo entre os trabalhadores e as entidades patronais por reajustes salariais para a categoria
OAB diz que projeto que restringe doações de alimentos é inconstitucional e prefeito promete veto

OAB diz que projeto que restringe doações de alimentos é inconstitucional e prefeito promete veto

Para entidade, projeto configura abuso de poder ao estabelecer regras para doação de comida em São Paulo. Vereadores aprovaram em primeiro turno
Poder Expresso: Biden pode se retirar da disputa pela presidência. O que isso tem a ver com o Brasil?

Poder Expresso: Biden pode se retirar da disputa pela presidência. O que isso tem a ver com o Brasil?

Esta edição também fala sobre a sansão do presidente Lula do projeto de taxação das compras internacionais; entenda o que muda
Morre mulher baleada na zona oeste do Rio; sobrinho é o principal suspeito do crime

Morre mulher baleada na zona oeste do Rio; sobrinho é o principal suspeito do crime

Celular do criminoso caiu no chão no momento em que efetuava os disparos contra a vítima; veja o vídeo
Princesa Anne, irmã do rei Charles, recebe alta hospitalar após acidente com cavalo

Princesa Anne, irmã do rei Charles, recebe alta hospitalar após acidente com cavalo

Ela voltou aos holofotes ao assumir mais funções na Família Real após Charles ser diagnosticado com câncer
Serial killer de mulheres é condenado a 23 anos de prisão no Rio de Janeiro

Serial killer de mulheres é condenado a 23 anos de prisão no Rio de Janeiro

Segundo o Ministério Público, o homem atraiu uma das vítimas com uma falsa proposta de emprego
Justiça derruba suspensão de livro "O menino marrom" das escolas em município de MG

Justiça derruba suspensão de livro "O menino marrom" das escolas em município de MG

Na decisão do juiz Espagner Wallysen Vaz Leite determina ainda que a prefeitura deve pagar uma multa diária de R$ 5 mil se descumprir decisão
Publicidade
Publicidade