RJ: tiroteio e operação na Maré fecha linhas Vermelha e Amarela
Blindados do BOPE entraram em comunidade. Moradores registraram intensa troca de tiros
Renata Igrejas
Após blindados do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e equipes da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) entrarem no Complexo da Maré, na madrugada de 2ª feira (26.set), as vias expressas das linhas Amarela e Vermelha tiveram o tráfego interrompido por conta do intenso tiroteio.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
A Linha Amarela, por volta das 8h, apresentava movimentação atípica para o horário. A via foi bloqueada durante a operação e, tanto na primeira, quanto na Vermelha, muitos motoristas tentava sair do local dando marcha à ré ou, sem condições de sair, desceram dos carros e se deitaram no asfalto, tentando se proteger do tiroteio. Ônibus tiveram a circulação interrompida e o trânsito ficou caótico. 35 escolas fecharam e quatro postos de saúde interromperam o funcionamento, além da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
O confronto se deu após as polícias militar e civil darem início a uma operação para coibir o tráfico de drogas em um baile funk, ainda durante a madrugada. Traficantes reagiram e, durante o tiroteio, criminosos foram para o meio da pista das vias expressas. Ainda na madrugada, moradores registraram a troca de tiros no meio das ruas.
A operação está em andamento na comunidade Baixa do Sapateiro, em frente à Vila do João. O Complexo da Maré fica no meio das linhas Vermelha e Amarela. Foram deslocados 180 agentes das tropas de elite policiais, com helicópteros blindados fazendo voos rasantes no entorno.
Por volta das 8h30, tiros disparados do alto deixaram a polícia em alerta, vindos na direção do morro do Timbau. O BOPE entrou na comunidade para tentar aplacar a ação dos traficantes, que fugiram da Vila do João para as favelas do outro lado da Linha Amarela.
O serviço de inteligência da polícia detectou que traficantes da Maré, formada por várias facções, estavam travando um confronto, com um tentando invadir a comunidade do outro. Com isso, a polícia interveio. Até o momento, três criminosos foram mortos. Fuzis, pistolas e granadas foram apreendidos.
VEJA TAMBÉM: