Publicidade
Jornalismo

ENGANOSO: Lula não estava com garrafa de cachaça em evento

Vídeo que circula na internet foi editado. Assessoria do candidato afirma que a bebida era água

Imagem da noticia ENGANOSO: Lula não estava com garrafa de cachaça em evento
selo mostra como enganoso que lula bebeu em evento
• Atualizado em
Publicidade

ENGANOSO | É enganoso vídeo que circula nas redes sociais com legendas afirmando que o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva estava com uma garrafa de cachaça em evento em São Paulo. A filósofa Marilena Chauí vai até o ex-presidente para ajudá-lo e não para retirar a garrafa da mão dele, como sugere vídeo editado.


O QUE FOI INVESTIGADO?: O vídeo editado tem uma tarja na parte de cima que afirma: "Com o passar dos anos, Lula aumenta sua idade, maldade e dependência do álcool". A gravação mostra Lula pegando uma garrafa de água e sendo observado por um homem, que está atrás dele. Logo em seguida, a professora Marilena Chauí tira a garrafa da mão dele. O vídeo é interrompido antes de mostrar que ela devolve a garrafa para o ex-presidente. 

Onde foi publicado: O vídeo foi encontrado inicialmente no perfil Verdade dos Fatoz, no TikTok, mas teve maior alcance na página do Facebook do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Alcance da publicação: No TikTok, o vídeo já tem quase duas mil curtidas e cerca de 33 mil visualizações. No Facebook, o vídeo chega a mais de 52 mil visualizações, 4100 curtidas, 1100 comentários e 3319 compartilhamentos.

O que diz o autor da publicação: Procurada, a página Verdade dos Fatoz -- que divulgou inicialmente o vídeo editado -- não respondeu a nossa reportagem.


CONCLUSÃO DA VERIFICAÇÃO

É enganoso o vídeo que circula nas redes sociais afirmando que o candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teve uma garrafa contendo cachaça retirada de suas mãos pela professora e filósofa Marilena Chauí, em evento na Universidade de São Paulo (USP), no último dia 15 de agosto.

Ao comparar o vídeo editado com a transmissão oficial do evento, publicada no canal oficial de Lula no YouTube, é possível perceber que Chauí tira a garrafa das mãos do candidato para poder abri-la. Em seguida, ela devolve a garrafa de água para Lula, sem a tampa, o que não é mostrado no vídeo enganoso.

O candidato não apresentou sinais de embriaguez durante todo o evento, que foi acompanhado pela repórter do SBT, Débora Bergamasco. De acordo com ela, tem sido constante o auxílio de pessoas próximas para abrir garrafas de água, já que Lula está sempre com o microfone na mão.

A assessoria de imprensa do ex-presidente Lula afirmou para o SBT News De Fato que o líquido presente na garrafa era água.

Para o SBT News De Fato, é enganoso todo conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Saiba mais:

COMO VERIFICAMOS? 

Para fazer a verificação, foi procurado o vídeo original do evento. A transmissão no YouTube foi feita pelo canal oficial de Lula e a cena pode ser acompanhada a partir do minuto 2:00:20.

Em seguida, foi utilizada a ferramenta InVID para separar o vídeo original em frames. Com isso, foi possível ver que Marilena Chauí pega a garrafa fechada (imagem 1 e 2) e entrega a garrafa sem tampa (imagem 3) para o candidato e, na sequência, Lula bebe a água (imagem 4), conforme a sequência abaixo.

Imagem 1 - Lula (PT) tenta abrir a garrafa, que está fechada | Reprodução/TV PT
Imagem 2 - Marilena Chauí pega a garrafa da mão de Lula, ainda fechada, para abrir | Reprodução/TV PT
Imagem 3 - Marilena Chauí devolve a garrafa, agora sem a tampa | Reprodução/TV PT
Imagem 4 - Lula (PT) pega a garrafa de água e bebe | Reprodução/TV PT

Por fim, questionamos a repórter do SBT que acompanhou o evento e pedimos um posicionamento da assessoria de imprensa de Lula.

Preocupações com a saúde da garganta

Em discurso durante o lançamento da campanha à presidência, em 20 de agosto, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, o ex-presidente citou a preocupação de dirigentes do PT com sua garganta, já que ele foi diagnosticado com um câncer na laringe em 2011.

Segundo o candidato, na época em que era dirigente sindical chegou a fazer dez assembleias em um dia, mas a rouquidão passava rápido por causa da juventude. Hoje em dia, precisa ter água sempre por perto: "O pessoal amigo disse, tome água, porque água é saudável e eu vou tomar água", afirmou Lula.

Reportagem do jornal Folha de S. Paulo também abordou o fato de Lula sempre ter uma garrafa de água próxima a ele. De acordo com a matéria, a esposa do candidato, Janja, sempre mantém uma garrafa de água por perto, para oferecer a Lula durante atos políticos.

Por que investigamos: O SBT News De Fato investiga conteúdos suspeitos que viralizaram nas redes sociais sobre as eleições de 2022. Conteúdos falsos ou enganosos que envolvem candidatos, como é o caso de Lula, podem influenciar na compreensão da realidade e na imagem construída pelos eleitores sobre o político. A escolha sobre o candidato deve ser tomada com base em informações verdadeiras e confiáveis.

Outras checagens sobre o tema: O núcleo UOL Confere também realizou uma checagem sobre o vídeo e chegou à mesma conclusão que o SBT News De Fato.


>> Emanuelle Menezes é jornalista no SBT e SBT News
>> Imagens de vídeo são reproduções da transmissão da TV PT no YouTube

 

Você também pode se interessar por:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade