Publicidade
Jornalismo

Provas do Encceja acontecem neste domingo (28) em todo Brasil

1,6 milhão de jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos estão inscritos para as provas

Imagem da noticia Provas do Encceja acontecem neste domingo (28) em todo Brasil
jovens que prestarão o Encceja
• Atualizado em
Publicidade

O Encceja, Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, acontece neste domingo (28.ago) em todo o Brasil. Mais de um milhão e meio de jovens e adultos que não conseguiram terminar os estudos estão inscritos para a prova de conclusão do ensino fundamental e médio.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O pedreiro Adeilton Pereira, de 26 anos, está cheio de expectativa para o momento da prova. Ele precisou escolher entre estudar e trabalhar e acabou atrasando a conclusão do ensino médio.

"Eu decidi fazer o Encceja pela rapidez que a gente consegue o nosso diploma", diz ele.

O Encceja permite que pessoas a partir de 15 anos façam a prova para a conclusão do ensino fundamental e, a partir de dezoito, do ensino médio. Foram um 1,6 milhão de inscritos em todo o país para o exame deste domingo.

A avaliação é composta por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha e uma redação. A aplicação das provas vai ser dividida em dois turnos. Os portões serão abertos às 08h e fechados às 08h45, depois, reabertos às 14h30 e fechados às 15h15, seguindo o horário de Brasília.

O gabarito sairá até o dia 9 de setembro. O processo de acompanhamento de todas as etapas do Encceja é feito pelo portal do Inep

Não será enviado nenhum email ou mensagem aos participantes com detalhes da prova. Tudo, deve ser conferido no cartão de confirmação de inscrição, que contém horário e local do exame. Não é necessário levar o cartão, mas o Inep recomenda. Já a apresentação de um documento oficial com foto é obrigatória.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Carlos Moreno, informou que documentos digitais serão aceitos.

 "Pela primeira vez, os documentos de identificação digitais - e-título, CNH digital e RG digital - serão aceitos desde que apresentados diretamente no respectivo aplicativo. Desta forma, a captura de tela do documento no celular não será aceita", afirmou ele.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade