Secretário-geral da ONU lamenta 6 meses de guerra: "marco triste e trágico"
No Conselho de Segurança, António Guterres reiterou seu apelo pela paz e voltou a pedir pelo fim do conflito
No dia que marca seis meses desde o início do conflito e o 31º aniversário da independência da Ucrânia, o secretário-geral da ONU, António Guterres lamentou a "guerra sem sentido" em discurso ao Conselho de Segurança, repetindo seu apelo contínuo pela paz.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"O povo da Ucrânia e além precisam de paz e precisam de paz agora", disse ele ."Paz de acordo com a Carta da ONU. Paz em conformidade com o direito internacional.", afirmou.
O secretário-geral também utilizou as redes sociais para alertar para a chegada do inverno no Hemisfério Norte e, com ele, o aumento das necessidades humanitárias na Ucrânia.
"Com o início do inverno, as necessidades humanitárias na Ucrânia continuam a aumentar rapidamente, com milhões de pessoas necessitando de assistência e proteção. É imperativo que os atores humanitários tenham acesso seguro e desimpedido a todas as pessoas que necessitam de assistência, não importa onde vivam.", escreveu Guterres.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participou da reunião por meio de vídeochamada e observou que o mundo depende da independência de seu país.