Putin anuncia uso de mísseis Zircon na guerra da Ucrânia
Arma hipersônica pode viajar nove vezes mais rápido que a velocidade do som e será enviada para frota naval do país
O presidente russo, Vladimir Putin, anuciou a entrega dos primeiros mísseis hipersônicos Zircon às Forças Armadas russas. Descrita pelo Kremlin como parte de uma nova geração de armas do país, o Zircon é capaz de viajar a uma velocidade nove vezes mais rápido que a velocidade do som, e será incluído à fragata Almirante Golovko nos próximos meses.
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
+ Vídeo: Rússia testa míssil hipersônico no mar de Barents
O anúncio ocorreu durante o desfile em comemoração ao Dia da Marinha da Rússia, realizado em São Petersburgo e Kronstadt. Segundo Putin, a marinha do país será capaz de responder com a "velocidade da luz quem decidir invadir a soberania e liberdade da Rússia". "As condições modernas exigem de nós uma ação adequada, rápida e decisiva", finalizou o discurso o presidente russo.
No mesmo dia, a Frota do Mar Negro na Península da Crimeia, anexada pela Rússia em 2014, foi alvo de um ataque de drone, ferindo seis pessoas e levando ao cancelamento da cerimônia em homenagem à marinha russa.
Não houve reivindicação imediata de responsabilidade pela explosão do drone em um pátio do quartel-general naval na cidade de Sebastopol. Mas a natureza aparentemente improvisada e de pequena escala do ataque levantou a possibilidade de que tenha sido obra de insurgentes ucranianos tentando expulsar as forças russas.
Uma parlamentar russa da Crimeia, Olga Kovitidi, disse à agência de notícias estatal russa RIA-Novosti que o drone foi lançado de Sebastopol. Ela disse que o incidente estava sendo tratado como um ato terrorista.