Cruz Vermelha condena ataques na Ucrânia e cobra resgate de vítimas
Prisão de Olenivka foi alvo de bombardeios aéreos na última semana
Camila Stucaluc
O Comitê Internacional da Cruz Vermelha condenou os recentes ataques russos na Ucrânia e cobrou o resgate das vítimas. Em nota publicada no domingo (31.jul), a entidade informou que ainda não recebeu permissão para visitar o prédio em Olenivka, que abrigava dezenas de prisioneiros de guerra ucranianos, alvo de bombardeios aéreos na última semana.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"As famílias devem receber notícias e respostas urgentes sobre o que aconteceu com seus entes queridos. As partes devem fazer tudo o que estiver ao seu alcance, inclusive por meio de investigações imparciais, para ajudar a determinar os fatos por trás do ataque e trazer clareza a essa questão", disse o Comitê.
O pedido de investigação acontece em meio a troca de acusações dos governos ucraniano e russo sobre o ataque em Olenivka, que deixou cerca de 50 mortos e 73 feridos. Para auxiliar no caso, Moscou informou que convidou especialistas da Organização das Nações Unidas (ONU) para apurar as circunstâncias das mortes dos prisioneiros.
+ Ataque russo mata um dos empresários mais ricos da Ucrânia
O rápido avanço da ofensiva russa na Ucrânia fez com que o presidente Volodymyr Zelensky ordenasse a evacuação da região de Donetsk, no leste do país. Ele alertou que milhares de pessoas ainda permanecem nas zonas de combate e que as batalhas continuam se intensificando a cada dia.