Ucrânia e Rússia se reúnem na Turquia para discutir exportação de grãos
Bloqueio de carregamentos está impactando no preço dos alimentos e aumento o nível de fome global
Camila Stucaluc
Representantes da Ucrânia e da Rússia se encontram, nesta 4ª feira (13.jul), na Turquia para discutir o bloqueio às exportações de grãos. A reunião também deve contar com membros da Organização das Nações Unidas (ONU), que vem desde junho tentando assegurar o transporte dos suprimentos pelo Mar Negro.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista ao jornal espanhol El País, o ministro das Relações Exteriores ucraniano, Dmytro Kuleba, disse que está "relativamente" confiante no resultado positivo das negociações. "Se eles [russos] realmente quiserem, as exportações de grãos começarão em breve", declarou.
O bloqueio de exportações ucranianas começou após as forças russas ocuparem a cidade portuária de Mariupol, no sul do país. Como a Ucrânia é um dos maiores exportadores mundiais de trigo e outros cereais, a interrupção no abastecimento causou um novo aumento do preço das commodities, intensificando a insegurança alimentar global.
Nas últimas semanas, membros da comunidade internacional, como o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Jens Stoltenberg, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que culparam o presidente russo Vladimir Putin pela crise alimentar mundial.
+ "Não há coragem para admitir derrota", diz Zelensky sobre exército russo
+ G7 pede que comunidade internacional ajude aliviar escassez de alimentos
Segundo a Turquia, há, atualmente, 20 navios mercantes esperando no Mar Negro para serem carregados com grãos ucranianos. Dependendo das negociações entre os representantes dos países, é possível que as exportações sejam feitas em poucas semanas.