Publicidade
Jornalismo

Rússia anuncia retirada de tropas da Ilha da Cobra após bombardeios ucranianos

Ponto estratégico no Mar Negro, a ilha foi conquistada por Moscou nos primeiros dias da guerra

Imagem da noticia Rússia anuncia retirada de tropas da Ilha da Cobra após bombardeios ucranianos
Ilha da Cobra, um ponto estratégico no Mar Negro, em Odessa
• Atualizado em
Publicidade

A Rússia anunciou nesta 5ªfeira (30.jun) sua retirada da Ilha da Cobra, no Mar Negro. Estrategicamente localizada próxima ao porto de Odessa, a região foi conquistada pelas forças russas nas primeiras semanas da guerra e tem sido alvo de bombardeios ucranianos.

+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
+ Soldados ucranianos xingam russos antes de serem bombardeados 

Em nota, o Ministério da Defesa da Rússia descreveu a retirada como um "gesto de boa vontade". Segundo o porta-voz da pasta, o tenente-general Igor Konashenkov, a medida visava demonstrar que "a Federação Russa não estava atrapalhando os esforços das Nações Unidas para estabelecer um corredor humanitário para retirar produtos agrícolas do território da Ucrânia".

Com o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro, a exportação de grãos do país foi paralisada, gerando uma crise alimentar global. A Ucrânia e o Ocidente acusam o Kremlin de impedir a passagem de navios com grãos ucranianos. Moscou nega as acusações e alega que os portos estão minados, o que impede a passagem segura dos navios dos portos ocupados no mar Negro e no mar de Azov. Todas as tentativas de acordo para um corredor marítimo fracassaram.

A retirada das tropas russas foi confirmada pelo conselheiro presidencial ucraniano Andryi Yermak no Twitter. Ele comemorou o fato e escreveu: "Nossas Forças Armadas fizeram um grande trabalho". "Não há mais tropas russas na Ilha da Cobra"

* Com informações da Associated Press

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade