Publicidade
Jornalismo

Ucranianos lideram pedidos de asilo em países da União Europeia

Número de solicitações aumentou 443% em apenas um mês devido ao avanço da ofensiva russa

Imagem da noticia Ucranianos lideram pedidos de asilo em países da União Europeia
Ofensiva russa na Ucrânia já fez com que 7 milhões de pessoas cruzassem a fronteira em busca de abrigo | Divulgação/Governo da Ucrânia
• Atualizado em
Publicidade

Com o avanço da ofensiva russa na Ucrânia, cidadãos locais lideram o número de pedidos de asilo para países da União Europeia. De acordo com levantamento da Eurostar, foram registradas 73.850 solicitações em março, sendo que 12.875 eram procedentes de ucranianos - número 443% superior aos 2.370 pedidos contabilizados em fevereiro.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O aumento mensal de requerimentos de proteção internacional é significativo, uma vez que, no mesmo período do ano anterior, apenas 34.310 pedidos de asilo foram efetuados. Depois da Ucrânia, os países com maiores números de solicitantes são Afeganistão (7.700), Síria (7.320), Venezuela (4.705) e Colômbia (3.565).

A principal preocupação, segundo a Eurostar, é que a cifra de pedidos chegue ao registrado em outubro de 2015, quando 162.020 solicitações foram enviadas devido à guerra na Síria. 

+ "Não esqueçamos do martirizado povo ucraniano", diz papa Francisco

Até o momento, a ofensiva russa na Ucrânia já fez com que 7 milhões de pessoas cruzassem a fronteira em busca de abrigo, enquanto mais de 10 milhões seguem deslocados internamente. Segundo estimativa da Organização das Nações Unidas (ONU), o número de refugiados pode chegar brevemente a 8 milhões caso os conflitos não parem.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade