Libertar Donbass é "prioridade máxima" da Rússia, afirma chanceler
Moscou quer conquistar a região que abriga as províncias de Lugansk e Donetsk
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, afirmou nesse domingo (30.mai), que a libertação de Donbass, onde estão localizadas as regiões de Donetsk e Lugansk, é "prioridade máxima" do Kremlin.
+ Por que a região de Donbass é tão importante para a Rússia?
+ Leia as últimas notícias sobre a guerra na Ucrânia
Região ao leste do país, a zona tem o maior percentual de russos étnicos e russófonos fora da Rússia, e é alvo de uma batalha muito mais ideológica e política do que econômica. O objetivo da Rússia é expandir as fronteiras administrativas das províncias - reconhecidas como repúblicas independentes por Moscou - e criar assim um corredor terrestre para a Crimeia, anexada em 2014 pela Federação Russa.
+ Rússia invade Sievierodonetsk e trava batalha intensa com forças ucranianas
Desde o anúncio de uma nova fase da guerra, em abril, o exército russo tem centralizado seus esforços na região. Nesta segunda-feira (30.mai), Sievierodonetsk, uma das poucas cidades da província de Lugansk ainda sob controle ucraniano, foi invadida e é palco de uma batalha intensa entre as forças dos dois países. Um jornalista da França foi morto no combate.
Ao ser questionado sobre a duração da batalha em Donbass, Lavrov listou uma série de metas da Rússia em relação ao local, além da "tarefa óbvia" de é "empurrar" o exército e os batalhões ucranianos para fora das regiões de Donetsk e Lugansk.