Boris Johnson estima que guerra na Ucrânia dure até o fim de 2023
Premiê britânico alegou que "possibilidade realista" está ligada à resistência do exercito local contra russos
SBT News
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse, nesta 6ª feira (22.abr), que a guerra da Rússia contra a Ucrânia pode durar até o fim de 2023. Segundo ele, a "possibilidade realista" está relacionada à estratégia russa no território ucraniano e à resistência dos soldados locais.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"É uma possibilidade realista, sim, claro, [o presidente russo Vladimir] Putin tem um exército enorme, mas ele cometeu um erro catastrófico e a única opção que ele tem agora é continuar tentando esmagar os ucranianos", disse o premiê durante entrevista coletiva.
Ele também informou que o Reino Unido está "estudando a possibilidade de enviar tanques para a Polônia" para substituir os T72 de design soviético que o país pode fornecer à Ucrânia, já que os militares já sabem como operá-los. Além disso, a nação também está fornecendo treinamento aos soldados ucranianos no uso de veículos blindados.
+ FMI pede que ajuda financeira à Ucrânia seja doação e não empréstimo
Até o momento, a ofensiva russa na Ucrânia já deixou mais de 2 mil mortes, enquanto 5 milhões de cidadãos estão em situação de refúgio. A intensificação dos ataques também fez com que o exército russo ocupasse a cidade portuária de Mariupol, que pode ser utilizada como caminho para o envio de novos suprimentos e soldados.
Leia também
+ EUA alertam para novo estágio da guerra após vitória russa em Mariupol
+ Rússia proíbe entrada de vice-presidente dos EUA e outros 28 americanos