União Europeia envia mais de 10 bilhões de euros para Ucrânia
Recurso será destinado para auxiliar civis deslocados e forças armadas
SBT News
A União Europeia informou, no último sábado (9.abr), o envio de mais de 10 bilhões de euros para a Ucrânia. A iniciativa, que tem como objetivo auxiliar o país na compra de armas e no amparo de deslocados, foi anunciada pela presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, durante visita à capital ucraniana, Kiev.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Minha mensagem para o povo ucraniano: os responsáveis pelas atrocidades serão levados à justiça. Sua luta é nossa luta. Estou em Kiev hoje para dizer que a Europa está do seu lado", disse a presidente. Segundo ela, os recursos enviados serão compostos por 1 bilhão de euros para apoiar as forças armadas ucranianas e 9,1 bilhão de euros para as pessoas que fogem da invasão russa, seja dentro ou fora do país.
Ursula disse ainda que quase toda a comunidade internacional está se esforçando para frear o conflito militar o mais breve possível. Como exemplo, ela citou o quinto pacote de sanções imposto pela UE contra a economia russa, que, desta vez, aborda a suspensão das importações de carvão e o embargo às exportações de armas para Moscou.
+ Papa Francisco pede "trégua pascoal" entre Rússia e Ucrânia
"Nunca podemos igualar o sacrifício do povo ucraniano. Mas estamos mobilizando nosso poder econômico para fazer [Vladimir] Putin pagar. Impusemos pesadas sanções contra a Rússia e já estamos preparando a 6ª onda. A Rússia descerá, enquanto a Ucrânia marcha em direção a um futuro europeu", frisou a presidente da Comissão, acrescentando o compromisso do bloco em ajudar na reconstrução do país após um cessar-fogo.
Leia também
+ Mais de 1.200 corpos são descobertos em Kiev, diz procuradora
+ Ucrânia: Putin pode ser punido apenas quando não for mais presidente
+ Ucrânia cria arquivo "online" para documentar crimes cometidos pela Rússia