Conitec aprova uso de primeiro medicamento contra covid na rede SUS
O "Baricitinibe" já foi aprovado pela Anvisa e recomendado pela Organização Mundial da Saúde
SBT News
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, o Conitec, órgão que subordinado ao Ministério da Saúde, aprovou, nesta 4ª feira (30.mar), a implementação do primeiro tratamento contra covid-19 ao Sistema Único de Saúde, o SUS.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O "Baricitinibe", comercializado com o nome "Olumiant", também já foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, e é um dos medicamentos recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para tratar quadros graves do novo coronavírus. A substância é indicada para pacientes adultos hospitalizados que necessitam de oxigênio ou ventilação não invasiva.
Em nota, a Conitec reafirmou os resultados promissores do "Baricitinibe" em casos de internação e destacou que a incorporação do remédio "é sustentável para o SUS".
"Os pontos favoráveis à incorporação foram os desfechos positivos nos estudos mostrando redução da mortalidade em pacientes hospitalizados, avaliações econômicas e análises de impacto orçamentário", explica a comissão.
Aprovado para o tratamento de pacientes com covid em 15 países, o medicamento já foi utilizado em cerca de 740 mil infectados em todo o mundo, segundo dados do fabricante.
A substância, de uso oral, também é liberada em mais de 70 países, entre eles o Brasil, para tratamento de artrite reumatoide e, mais recentemente, para dermatite atópica. Pacientes com esses diagnósticos recebem, gratuitamente, o remédio pelo SUS, desde 2020.
Leia também: