Queiroga discute situação da pandemia com presidente do STF
Intenção do ministro seria rebaixar o status de emergência sanitária no país com base na taxa epidemiológica
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para discutir a situação da pandemia de covid-19 no Brasil. Em reunião realizada na 5ª feira (17.mar), ambos conversaram sobre a possibilidade de alterar o status de "emergência" no país para uma categoria mais branda de alerta sanitário.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje nós temos um cenário de desaceleração da covid-19 no Brasil, na maior parte do país e alguns Estados e municípios já rumando para situação de controle. Dentro desse contexto, nós discutimos a questão da duração da emergência sanitária de importância nacional", disse Queiroga.
Segundo ele, a implementação da medida não significaria o fim da pandemia de covid-19 no país, mas estabeleceria a duração da emergência sanitária brasileira, em conformidade com o regulamento internacional. A proposta também já foi discutida com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira.
+ Covid longa pode acometer mais de 25% das crianças e adolescentes
Queiroga explicou ainda que a mudança de classificação terá efeitos nos registros emergenciais de algumas vacinas e de medicamentos para o tratamento de covid-19, que irão precisar ser preservados. A aprovação da medida, no entanto, será feita através da análise epidemiológica e avaliação das áreas técnicas do ministério, Estados, municípios e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Leia também
+ OPAS alerta para aumento de casos de covid em várias partes do mundo
+ Laboratório americano anuncia redução de covid-19 com coquetel de anticorpos
+ Fiocruz alerta para diferença de cobertura vacinal em faixas etárias