Publicidade
Jornalismo

Governo dos EUA discute proibir importações de petróleo da Rússia

Medida também está sendo explorada na Câmara e tem como objetivo ser resposta à invasão russa na Ucrânia

Imagem da noticia Governo dos EUA discute proibir importações de petróleo da Rússia
Casa Branca já impôs sanções às exportações de tecnologias para as refinarias russas e para o gasoduto Nord Stream 2 | Flickr
• Atualizado em
Publicidade

O governo dos Estados Unidos está estudando suspender as importações de petróleo da Rússia. Segundo declaração do secretário de Estado, Antony Blinken, feita na noite de domingo (6.mar), as discussões sobre o assunto estão "muito ativas" e a medida deve ser mais uma resposta à invasão militar russa na Ucrânia.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"Estamos agora em discussões muito ativas com nossos parceiros europeus sobre a proibição da importação de petróleo russo para nossos países, enquanto, é claro, ao mesmo tempo, mantemos um fornecimento global estável de petróleo", disse Blinken em entrevista à rede de TV NBC.

Após a operação militar na Ucrânia, a Casa Branca impôs sanções às exportações de tecnologias para as refinarias russas e para o gasoduto Nord Stream 2, que nunca foi lançado. Até agora, as medidas não atingiram as exportações de petróleo e gás da Rússia, já que o governo Biden segue avaliando os impactos nos mercados globais de petróleo e nos preços de energia dos EUA.

Questionado se as autoridades norte-americanas descartam a proibição unilateral das importações de petróleo russo, Blinken disse que não iria desconsiderar a ação de uma forma ou de outra, independentemente do que a Rússia faça a seguir. "Em tudo o que fazemos, a abordagem começa com a coordenação com aliados e parceiros", acrescentou.

+ Rússia volta a promete cessar-fogo e corredor humanitário na Ucrânia

No mesmo tom, a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, disse em uma carta divulgada que a Casa está "explorando" uma legislação para proibir a importação de petróleo russo. Além disso, o Congresso norte-americano pretende aprovar esta semana o valor de US$ 10 bilhões em ajuda à Ucrânia.

Veja também

+ Combates na Ucrânia devem parar, afirma secretário-geral da ONU

+ Menino de 11 anos foge da Ucrânia e chega sozinho na Eslováquia

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade