Em entrevista, senador dos Estados Unidos pede a morte de Putin
Embaixada da Rússia pediu explicações oficiais sobre fala de político republicano
O senador republicano Lindsey Graham disse na manhã desta 6ªfeira (04.mar) em entrevista ao canal de notícias norte-americano Fox News, que a unica maneira de acabar com a guerra entre Rússia e Ucrânia é com a morte do presidente da Rússia, Vladmir Putin.
+ Diário da Guerra: acompanhe as atualizações do 9º dia de conflito
+ Leia todas as notícias sobre a guerra na Ucrânia
+ Saiba das últimas notícias no portal SBT News
Durante sua fala, o republicano pediu que 'alguém na Rússia' assassine Putin. Na entrevista ele também perguntou se há uma versão bem-sucedida de Claus von Stauffenberg, oficial do exército da Alemanha que tentou matar Adolf Hitler.
Assista ao trecho da entrevista comparilhada na rede social do senador dos EUA (em inglês):
? Lindsey Graham (@LindseyGrahamSC) March 4, 2022
Na sua conta na rede social Twitter ele continuou com seu raciocínio: "Como isso acaba? Alguém na Rússia deve levantar e acabar com este cara".
Ele ainda questionou se existia algum 'Brutus na Rússia', em referência aos algozes do imperador romano Júlio César, há cerca de 2 mil anos, por um grupo de senadores, durante uma reunião do Senado, na Cúria de Pompeu, em Roma.
Is there a Brutus in Russia? Is there a more successful Colonel Stauffenberg in the Russian military?
? Lindsey Graham (@LindseyGrahamSC) March 4, 2022
You would be doing your country - and the world - a great service.
Ainda na publicação ele ressalta: "As únicas pessoas que podem consertar isso são os russos".
The only people who can fix this are the Russian people.
? Lindsey Graham (@LindseyGrahamSC) March 4, 2022
Unless you want to live in darkness for the rest of your life, be isolated from the rest of the world in abject poverty, and live in darkness you need to step up to the plate.
Rússia exige explicações sobre declaração
Segundo a agência de notícias russa Tass, o pedido do senador republicano para assassinar Vladmir Putin é criminoso e que a Embaixada da Rússia está exigindo explicações do governo dos Estados Unidos sobre a fala de Graham.
"Acho a declaração do político americano inaceitável e ultrajante. O grau de russofobia e ódio dos Estados Unidos em relação à Rússia está fora de escala. É impossível acreditar que um senador de um país que promove seus valores morais como "estrela-guia" para toda a humanidade poderia se dar ao luxo de apelar ao terrorismo como forma de alcançar os objetivos de Washington na arena internacional", disse o emabaixador Anatoly Antonov , segundo a Tass.
TUDO SOBRE A GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA