Testes positivos para covid têm queda de quase 40% em farmácias
Estados como Roraima e Sergipe, no entanto, continuam com alta
SBT News
Um levantamento feito pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma) indicou que o número de testes positivos para a covid-19 em farmácias registrou queda de 39% na primeira semana de fevereiro. Durante o período, foram contabilizados 36,7% diagnósticos positivos, contra 42,3% na semana anterior.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No total, o volume de testagens contou com 450.274 exames, contingente 29% inferior ao da semana de 24 a 30 de janeiro. O volume de resultados positivos totalizou 165.447, contra 269.245 da semana anterior.
Apesar da redução de diagnósticos aparentar ser uma tendência, membros da Abrafarma alertaram para a taxa de positividade, que ainda está alta. "O percentual de fevereiro está muito próximo dos 39,9% do mês anterior e bem acima da média de 18,7% contabilizada em 2021", adverte Sérgio Mena Barreto, CEO da Abrafarma.
+ Fiocruz alerta para alta taxa de ocupação de leitos para covid
O executivo alertou também para alguns Estados onde a situação ainda é preocupante. Em Roraima, por exemplo, o percentual de positivados chegou a 73%, enquanto municípios da Região Nordeste continuam contabilizando nível acima de 50%, como Alagoas (50%) e Sergipe (55%).