Publicidade
Jornalismo

Brasil registra primeiros casos da subvariante BA.2 da ômicron

Infecções foram identificadas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina

Imagem da noticia Brasil registra primeiros casos da subvariante BA.2 da ômicron
Subvariante da ômicron foi detectada inicialmente em países como Dinamarca e Índia | Unsplash
• Atualizado em
Publicidade

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) confirmou, na noite de 6ª feira (4.fev), os primeiros casos da linhagem BA.2 da variante ômicron do novo coronavírus. Segundo a entidade, são duas ocorrências no Estado de São Paulo, duas no Rio de Janeiro e uma em Santa Catarina, totalizando cinco infecções no Brasil. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Detectada inicialmente em países como Dinamarca e Índia, a linhagem BA.2 começou a substituir a subvariante original, a BA.1. Apesar de aparentar ser mais transmissível, especialistas da Organização Mundial da Saúde (OMS) sugerem que a subvariante não apresenta diferença na gravidade da doença e que a eficácia das vacinas também não é prejudicada.

Em São Paulo, os primeiros casos da BA.2 da ômicron foram identificados em dezembro de 2021 e janeiro deste ano em pessoas sem histórico de viagem, o que pode indicar transmissão local ou comunitária. No Rio de Janeiro, a amostra sequenciada é referente a um caso da capital fluminense, enquanto a ocorrência notificada em Santa Catarina é procedente de Florianópolis.

+ Dinamarca começa a derrubar restrições mesmo com o avanço da subvariante

Segundo os pesquisadores, uma característica importante do novo subtipo de linhagem é que ele não gera uma assinatura específica em testes de laboratórios - evento chamado de falha no alvo do gene S. Com isso, a BA.2 pode aparecer como outras variantes da covid-19 no primeiro momento após a realização do teste para a doença.

Assista a reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade