Publicidade
Jornalismo

Áustria adota prêmios da loteria pra incentivar vacinação

País também deverá ser o primeiro a tornar obrigatória a imunização de adultos

Imagem da noticia Áustria adota prêmios da loteria pra incentivar vacinação
Áustria incentiva vacina contra covid com prêmios da loteria | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

De cada dez austríacos vacinados, um ganhará um prêmio de 500 Euros, o equivalente a pouco mais de R$ 3 mil. O anúncio da loteria da vacina foi feito nesta quinta-feira (20.jan) pelo governo do país, numa tentativa de incentivar a imunização da população. A recompensa será paga em vales-compra, que serão aceitos no comércio local.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O primeiro-ministro da Áustria, Karl Nehammer, fez o anúncio ao lado da líder da oposição, Pamela Rendi-Wagner, com quem a nova política foi negociada. O novo chefe de governo, que assumiu o cargo em dezembro, afirmou que a estratégia costuma funcionar. "Nós aprendemos no passado, vimos que a loteria da vacina é o melhor caminho pra consolidar o sistema", disse ele referindo-se à recompensa financeira.

Cada dose da vacina dará direito a uma aposta. Quem já teve três doses, terá, portanto, 3 apostas e mais chances de ganhar o dinheiro do governo.

Vacina obrigatória

A medida é anunciada no dia em que a Áustria deve se tornar o primeiro país da União Europeia a tornar a vacina obrigatória para todos os adultos. A votação do projeto ocorre nesta quinta (20.jan) com amplo consenso. Apenas os parlamentares da extrema-direita se opuseram.

Só serão isentos aqueles que tiverem uma justificativa médica. A lei prevê uma fase de adaptação e punições em um segundo momento. A partir de março, não vacinados poderão ter que pagar multa equivalente a R$ 22 mil.

Quase 74% dos austríacos já estão totalmente vacinados. O país registrou ontem 27.677 casos, o maior número desde o início da pandemia. Hospitalizações e mortes continuam em níveis inferiores aos do ano passado. O país de 9 milhões de habitantes já teve 1,5 milhão de doentes e 13.956 mortes.

Confira reportagem do SBT Brasil:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade