Alemanha investiga mais de 12 mil fraudes em comprovantes de vacinação
Falsificação do documento pode resultar em multa, perda de emprego e prisão
Mais de 12 mil casos de fraude em comprovantes de vacinação contra a covid-19 estão sendo investigados pela polícia da Alemanha. Segundo levantamento da agência de notícias Deutsche Presse-Agentur, as ocorrências foram registradas em 16 unidades federativas do país.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os casos, que não eram poucos, já vinham sendo apurados pelos agentes no ano passado, mas registraram um aumento significativo em dezembro, após a introdução de novas restrições sanitárias. Com o acesso limitado no país, muitos começaram a falsificar o documento para poder frequentar estabelecimentos públicos e privados.
Os agentes informaram, ainda, que uma das investigações abertas é de homicídio culposo, no caso em que uma mulher teria usado um comprovante de vacinação falso para continuar trabalhando em um lar de idosos, apesar de ter familiares infectados pela covid-19.
+ Alemanha bate recorde e registra 80,4 mil casos de covid em 24 horas
De acordo com a lei alemã, pessoas que fornecem ou usam comprovantes de vacinação ilícitos podem enfrentar sanções que vão desde multas e penas de prisão até a perda de emprego. A ação, segundo as autoridades, também impacta na contenção da pandemia no país.