Capitais registram aumento na procura por unidades de saúde
A média de casos de covid voltou a subir com 210 novos por dia
SBT Brasil
A procura por unidades de saúde aumentou em capitais, nos primeiros dias do ano. Em Florianópolis, só nas últimas 24 horas foram mais de 2 mil atendimentos de pacientes com sintomas de gripe e covid-19.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Filas e horas de espera para fazer o teste para covid. Espera também para atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São José, município vizinho da capital. Uma mulher foi até o local depois de apresentar sintomas. "Desde domingo que eu estou me sentindo cansada, dor de cabeça, garganta está trancando", afirmou.
A média de casos de covid voltou a subir com 210 novos por dia. No início de dezembro, eram 46. No centro de Florianópolis, onde funcionava um posto de vacinação, agora, as pessoas formam essa longa fila em busca do teste para a doença. A prefeitura pretende disponibilizar um caminhão e uma van, para fazer estes testes de forma itinerante pela cidade, já que nesta época a capital recebe muitos turistas.
Uma família de São Paulo, em férias, foi fazer o teste depois que uma das filhas sentiu dores no corpo. "Minha mulher, meu filho e minha nora, então vamos fazer o teste para ver se estamos também ou não", disse o aposentado Luiz Pereira.
Belo Horizonte é outra capital que enfrenta aumento de casos. A ocupação de leitos de enfermaria para tratamento da covid-19 na rede SUS entrou em alerta vermelho. Segundo dados da prefeitura, chegou a 75,1%. Já a ocupação de UTIs está em 64,1%.
Em uma UPA em Santa Luzia, na região metropolitana de BH, mães que esperavam por atendimento para as crianças com sintomas respiratórios reclamavam da demora. É a segunda vez que a promotora de vendas Poliana Ferreira volta ao local para tentar uma consulta para o filho. "Vou ver quanto eu vou esperar, porque da outra vez eu esperei quatro horas", pontuou.
Foi nessa unidade que pacientes filmaram, na noite de 3ª feira (4.jan), quando uma médica deixou um menino do lado de fora do consultório enquanto atendia o irmão dele, acompanhado pela mãe.
"Ô gente, acontece é o seguinte, a mãe tem dois filhos e a médica não quer atender os dois ao mesmo tempo. Aí obriga a mãe a deixar uma criança do lado de fora, no corredor sozinha. Isso é uma médica da UPA São Benedito. Ah, lá? fechou a porta na cara do menino", relatou um homem sobre o momento, em vídeo.
Em nota, a prefeitura disse que a médica Cláudia Mariel Herrera Galhardo foi dispensada da função e que repudia a atitude da profissional.
Veja também: