Publicidade
Jornalismo

Coronavírus: países adotam novas medidas contra a pandemia

Premiê Boris Johnson se desculpa por suposta festa de Natal durante lockdown em 2020

Imagem da noticia Coronavírus: países adotam novas medidas contra a pandemia
Homem sendo vacinado contra covid-19
• Atualizado em
Publicidade

A variante Ômicron já foi detectada em pelo menos 57 países, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Na África do Sul, houve uma explosão de novos casos de covid-19 na última semana. A grande maioria, no entanto, sem gravidade. O número de novos infectados subiu 255% no país em sete dias. Apesar do aumento de casos, as internações continuam no mesmo nível e menos de um terço dos pacientes se encontra em estado grave. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Ainda no continente africano, a Nigéria -- que tem menos de 3% da população totalmente imunizada -- teve que jogar fora 1 milhão de doses doadas pelo consórcio Covax Facility, da OMS, porque o prazo de validade dos lotes era muito curto. 

Nos Estados Unidos, por outro lado, sobram vacinas. Nesta 5ª feira (09.dez), a agência reguladora de medicamentos aprovou a ampliação da dose de reforço - agora, para jovens a partir dos 16 anos. A pressa das autoridades se justifica. O número de internações por covid-19 subiu 15% no país, nas últimas duas semanas. 

Com hospitais lotados, o estado de Michigan pediu ajuda federal para envio de profissionais da saúde. Entre os internados, a maioria foi infectada pela variante delta e não pela ômicron, que teve a primeira imagem microscópica registrada por cientistas de Hong Kong. 

Desculpas  

No Reino Unido, que vai voltar a exigir uso de máscaras em locais fechados a partir desta 6ª feira (10 dez), o premiê Boris Johnson se desculpou após denúncias de uma suposta festa de natal na residência oficial, ano passado, durante o lockdown. Já na Finlândia, as desculpas da primeira-ministra Sanna Marin foram por ter saído para dançar depois de ter tido contato com colega de trabalho infectado. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade