Publicidade
Jornalismo

FDA autoriza dose de reforço de vacinas da Moderna e Johnson & Johnson

Agência reguladora informou ainda que é seguro combinar ou misturar as doses recomendadas e adicionais

Imagem da noticia FDA autoriza dose de reforço de vacinas da Moderna e Johnson & Johnson
Agência norte-americana já havia autorizado a dose de reforço com a vacina da Pfizer | Myke Sena/MS
• Atualizado em
Publicidade

A agência reguladora norte-americana Food and Drug Administration (FDA) autorizou, ontem (20.out), o uso das vacinas contra covid-19 das farmacêuticas Moderna e Johnson & Johnson para doses de reforço. A entidade ressaltou ainda que os cidadãos podem escolher qual imunizante desejam receber.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A decisão abre caminho para a intensificação do reforço vacinal nos Estados Unidos, auxiliando na proteção da população do país contra a variante Delta. Segundo a FDA, a terceira dose do imunizante da Moderna é recomendada para pessoas com 65 anos ou mais, imunossuprimidos ou que são expostas ao vírus através do trabalho, como funcionários da saúde. Por outro lado, a segunda dose da vacina Johnson & Johnson é indicada para todos aqueles que receberam a dose única do imunizante há pelo menos dois meses.

Durante a decisão, os pesquisadores analisaram dados sobre a mistura de vacinas de um estudo do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, no qual 458 participantes receberam alguma combinação de injeções da Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson. O resultado da pesquisa apontou que misturar e combinar doses de reforço é seguro em adultos, podendo estimular a resposta do sistema imunológico.

Até o momento, a agência reguladora só havia autorizado o uso da vacina da Pfizer para aplicação da dose adicional. 

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade