Mais de 18 milhões de pessoas não apareceram para tomar a segunda dose
Ministério da Saúde considera o número preocupante e lembra que eficácia depende das duas aplicações
SBT News
Balanço do Ministério da Saúde mostra que mais de 18 milhões de pessoas não retornaram na data prevista para tomar a segunda dose da vacina contra covid-19. O número é considerado preocupante, apesar de representar queda de 10% em relação à semana passada, que registrou 20 milhões de brasileiros em atraso com a segunda dose.
"A recomendação da pasta é para que os brasileiros completem o ciclo vacinal mesmo se o prazo para a segunda dose estiver atrasado. No caso das vacinas da Pfizer e da Astrazeneca, o intervalo é de oito semanas. Já para a CoronaVac, a segunda dose deve ser aplicada 4 semanas após a primeira", reforçou o ministério, por meio de nota.
De acordo com o balanço, divulgado nesta 3ª feira (26.out), já foram distribuídos mais de 320 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 para estados e municípios. Até agora, 270 milhões de doses foram aplicados, sendo 153,8 milhões para primeira dose. Pouco mais de 116,1 milhões de pessoas receberam a segunda dose ou dose única, e 6 milhões, a dose de reforço.