Publicidade
Jornalismo

Contagiosa como catapora, variante Delta já fez 247 casos no Brasil

Ao todo, 21 óbitos em decorrência da nova cepa foram contabilizados pelo Ministério da Saúde

Imagem da noticia Contagiosa como catapora, variante Delta já fez 247 casos no Brasil
pessoa com máscara
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Saúde informa que até a última 5ª feira (29.jul) foram contabilizados 247 casos da variante Delta da covid-19 no Brasil. Até o momento, são 21 mortes decorrentes da nova cepa. A Delta, encontrada inicialmente na Índia, é considerada uma variante de preocupação pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por conta da alta taxa de transmissibilidade. 

O estado com o maior número de casos é o Rio de Janeiro, com 99 diagnosticados. Seguido pelo Distrito Federal com 51, Paraná com 29, São Paulo com 25 e Rio Grande do Sul com 14. Maranhão e Santa Catarina apresentam sete casos cada. Goiás, Minas Gerais e Ceará contam com quatro diagnósticos positivos para a variante Delta cada. Pernambuco apresenta três casos. 

Dentre o número de óbitos confirmados para a varianet Delta, um ocorreu no Maranhão, 12 no Paraná, quatro no Rio de Janeiro e quatro no Distrito Federal. Os dados do Ministério da Saúde são atualizados a partir das notificações das secretarias estaduais de saúde.

Os casos e seus respectivos contatos são monitorados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica e Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde (CIEVS). O ministério reforça a importância do sequenciamento genético para estados e municípios e a notificação imediata, rastreamento e isolamento dos casos e contatos, além do uso de máscara. 

Contagiosa como catapora

Mais de 176 milhões de doses já foram distribuídas para todo o país, segundo o Ministério da Saúde. O avanço da vacinação é essencial para reduzir o caráter pandêmico da covid-19. No entanto, de acordo com relatório interno do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) nos Estados Unidos, a variante Delta é muito mais transmissível. Chega a ser tão contagiosa quanto a catapora, segundo informado pelo jornal New York Times, que conseguiu a cópia do documento. 

Segundo a agência americana, a cepa pode causar mais doenças graves do que outras versões conhecidas do coronavírus e pode até romper as proteções oferecidas pelas vacinas contra a covid-19. Ainda assim, os números do CDC apresentam a alta efetivadade dos imunizantes na prevenção das formas graves da doença, das hospitalizações e das mortes. 

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade