Antecipação da 2ª dose será analisada após aplicação da 1ª em todos os adultos
Saúde afirma que Estados e municípios devem continuar seguindo as definições do PNI
SBT News
O Ministério da Saúde informou só vai analisar a antecipação da segunda dose das vacinas contra covid-19 após a aplicação da primeira dose em todos os adultos acima de 18 anos.
Segundo nota da pasta, assinada também pelo Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a pasta destaca que "após a distribuição da primeira dose para toda a população adulta, será analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose, baseada, sempre, nas melhores evidências científicas, trazidas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações".
A expectativa do ministério é vacinar todos os adultos com a primeira dose até setembro e com a segunda dose até o fim do ano. Depois, serão contempladas crianças e adolescente entre 12 e 17 anos, com prioridade para aqueles com comorbidades.
A nota reforça ainda que "Estados e municípios devem seguir, rigorosamente, as definições do Programa Nacional de Imunizações (PNI) quanto aos intervalos entre as doses e demais recomendações técnicas, sob pena de responsabilidade futura".
Leia também: